Homem que critica Lula no Roda Viva é Chico de Oliveira, não Frei Betto

Compartilhe

Um vídeo com críticas do sociólogo Francisco de Oliveira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 2012, tem sido veiculado nas redes sociais nos últimos dias como se o entrevistado fosse o frade dominicano e jornalista Frei Betto. Fundador do PT e professor aposentado da USP, Oliveira disse durante a entrevista que Lula era uma pessoa que “não tem caráter” e um “oportunista”.

As publicações com a falsa atribuição analisadas por Aos Fatos erram ainda ao apontar Frei Betto como irmão de Lula. Na verdade, é Frei Chico, apelido de José Ferreira da Silva, o irmão do ex-presidente.

O vídeo com a legenda enganosa foi publicado por perfis pessoais e acumulava mais de 132 mil compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (6). Denunciado por usuários do Facebook, o conteúdo foi marcado por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (entenda como funciona).


FALSO

Prestem muita atenção! Esse é Frei Betto, irmão de Lula. Veja o que ele disse.

Quem disse, no programa Roda Viva, que o “verdadeiro” Lula “é muito mais esperto do que vocês supõem” e que o petista “não tem caráter” é o professor aposentado de sociologia da USP Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, mais conhecido como Chico Oliveira. Ele é um dos fundadores do PT, partido que deixou em 2003. Oliveira também é um dos responsáveis pela criação do PSOL.

A entrevista em questão foi ao ar em julho de 2012. Essa não foi a única ocasião em que Chico Oliveira criticou o ex-presidente. O professor já disse que Lula era “mais privatista que o FHC” e que as “aventuras esquerdistas” do PT não têm mais lugar na sociedade brasileira.

Além disso, há outro erro: Lula e Frei Betto não são irmãos. Como mostrado por Aos Fatos em checagem anterior, não se sabe a quantidade exata de irmãos do ex-presidente, mas o único com o nome parecido ao citado pelo boato é Frei Chico, apelido de José Ferreira da Silva, que representou Lula em diversas ocasiões enquanto ele ocupava a Presidência, incluindo velórios.

Frei Betto, na verdade, é Carlos Alberto Libânio Christo, frade dominicano, escritor e jornalista que, além de escrever romances, trabalhou em lideranças sindicais como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a Pastoral Operária do ABC Paulista e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Este conteúdo também foi checado como falso pela AFP, pela Agência Lupa e pelo Estadão.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores