Gravação que mostra Bolsonaro sendo ovacionado foi registrada em 2022 em Brasília, e não recentemente na Argentina

Por Marco Faustino

12 de dezembro de 2023, 16h29

É falso que um vídeo mostrando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aplaudido por uma multidão aos gritos de “mito” foi gravado recentemente em Buenos Aires, capital da Argentina, durante a posse do presidente Javier Milei. A filmagem que circula nas redes registra, na realidade, a chegada de Bolsonaro ao Encontro Nacional do Agro em Brasília em agosto de 2022.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam 1,1 milhão de visualizações no TikTok e 115 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (13). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

[Bolsonaro] ovacionado em Buenos Aires

Vídeo que mostra ex-presidente Jair Bolsonaro no Enagro 2022 circula com legenda falsa que aponta que registro foi feito durante visita recente à Argentina

Um vídeo que mostra Bolsonaro subindo em um palco enquanto é ovacionado pela plateia tem sido compartilhado nas redes como se fosse um registro da recente visita do ex-presidente a Buenos Aires. Ainda que Aos Fatos não tenha encontrado o registro original da gravação, é possível atestar via comparação que as cenas foram gravadas em agosto de 2022 em Brasília durante o Enagro (Encontro Nacional do Agro).

  • Bolsonaro e os outros convidados aparecem com as mesmas roupas no vídeo compartilhado pelas peças de desinformação e no registro do evento do setor agropecuário;
  • A reação da plateia também é idêntica: após os aplausos, o público começa a entoar a palavra “mito”;
  • Por fim, em ambos os vídeos é possível ouvir um mesmo aviso por parte do mestre de cerimônias, que pede que os presentes se coloquem em posição para a apresentação do hino nacional;

Comparativo entre o vídeo difundido pelas peças enganosas (acima) e o registro do Enagro 2022 (abaixo) mostra Bolsonaro e demais convidados nas mesmas posições e com as mesmas vestimentas.
Comparativo. O vídeo difundido pelas peças enganosas, na realidade, retrata a chegada de Bolsonaro no Enagro 2022, como mostra comparativo feito a partir da transmissão ao vivo do evento.

Durante o evento agropecuário, Bolsonaro subiu ao palco para discursar ao lado de seu candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto (PL), e de alguns ministros. Nas imagens compartilhadas pelas peças de desinformação, é possível ver, por exemplo, o então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), e o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

É fato, no entanto, que Bolsonaro foi ovacionado ao chegar à posse do presidente Javier Milei em Buenos Aires no último domingo (10). Durante o evento, o brasileiro tirou fotos com o líder argentino e se sentou no palco ao lado de outros chefes de Estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não compareceu à posse, mas enviou o chanceler Mauro Vieira para representar o Brasil.

Leia mais
Nas Redes Vídeo de 2020 em que imigrante confronta Bolsonaro circula como se fosse registro de posse de Milei na Argentina

Essa não é a primeira vez que usuários compartilham desinformação relacionada à participação de Bolsonaro na posse de Milei. Em checagem anterior, Aos Fatos mostrou que um vídeo gravado em 2020 em que um imigrante haiatino confronta o ex-presidente tem circulado nas redes como se fosse recente e registrasse um diálogo entre Bolsonaro e um repórter argentino.

Referências:

1. YouTube
2. Valor Econômico
3. X
4. Agência Brasil
5. O Estado de S. Paulo
6. TV Cultura
7. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.