Gravação que mostra Bolsonaro sendo ovacionado foi registrada em 2022 em Brasília, e não recentemente na Argentina

Compartilhe

É falso que um vídeo mostrando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aplaudido por uma multidão aos gritos de “mito” foi gravado recentemente em Buenos Aires, capital da Argentina, durante a posse do presidente Javier Milei. A filmagem que circula nas redes registra, na realidade, a chegada de Bolsonaro ao Encontro Nacional do Agro em Brasília em agosto de 2022.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam 1,1 milhão de visualizações no TikTok e 115 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (13). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

[Bolsonaro] ovacionado em Buenos Aires

Vídeo que mostra ex-presidente Jair Bolsonaro no Enagro 2022 circula com legenda falsa que aponta que registro foi feito durante visita recente à Argentina

Um vídeo que mostra Bolsonaro subindo em um palco enquanto é ovacionado pela plateia tem sido compartilhado nas redes como se fosse um registro da recente visita do ex-presidente a Buenos Aires. Ainda que Aos Fatos não tenha encontrado o registro original da gravação, é possível atestar via comparação que as cenas foram gravadas em agosto de 2022 em Brasília durante o Enagro (Encontro Nacional do Agro).

  • Bolsonaro e os outros convidados aparecem com as mesmas roupas no vídeo compartilhado pelas peças de desinformação e no registro do evento do setor agropecuário;
  • A reação da plateia também é idêntica: após os aplausos, o público começa a entoar a palavra “mito”;
  • Por fim, em ambos os vídeos é possível ouvir um mesmo aviso por parte do mestre de cerimônias, que pede que os presentes se coloquem em posição para a apresentação do hino nacional;

Comparativo entre o vídeo difundido pelas peças enganosas (acima) e o registro do Enagro 2022 (abaixo) mostra Bolsonaro e demais convidados nas mesmas posições e com as mesmas vestimentas.
Comparativo. O vídeo difundido pelas peças enganosas, na realidade, retrata a chegada de Bolsonaro no Enagro 2022, como mostra comparativo feito a partir da transmissão ao vivo do evento.

Durante o evento agropecuário, Bolsonaro subiu ao palco para discursar ao lado de seu candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto (PL), e de alguns ministros. Nas imagens compartilhadas pelas peças de desinformação, é possível ver, por exemplo, o então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), e o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

É fato, no entanto, que Bolsonaro foi ovacionado ao chegar à posse do presidente Javier Milei em Buenos Aires no último domingo (10). Durante o evento, o brasileiro tirou fotos com o líder argentino e se sentou no palco ao lado de outros chefes de Estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não compareceu à posse, mas enviou o chanceler Mauro Vieira para representar o Brasil.

Leia mais
Nas Redes Vídeo de 2020 em que imigrante confronta Bolsonaro circula como se fosse registro de posse de Milei na Argentina

Essa não é a primeira vez que usuários compartilham desinformação relacionada à participação de Bolsonaro na posse de Milei. Em checagem anterior, Aos Fatos mostrou que um vídeo gravado em 2020 em que um imigrante haiatino confronta o ex-presidente tem circulado nas redes como se fosse recente e registrasse um diálogo entre Bolsonaro e um repórter argentino.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores