Gravação em que Bolsonaro pede oração é de 2018 e não tem relação com operação da PF

Por Luiz Fernando Menezes

16 de fevereiro de 2024, 16h08

Não é recente e não tem relação com a operação da Polícia Federal o vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pede a Deus “sabedoria para continuar sua jornada”. Registrada em 2018, logo após o resultado das eleições, a gravação tem sido compartilhada fora de contexto nas redes para sugerir que o político estaria pedindo orações para não ser preso em meio às atuais investigações da PF sobre a participação dele em uma tentativa de golpe de Estado.

O vídeo descontextualizado acumulava mais de 500 mil visualizações no Kwai e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (16).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

[Bolsonaro] está dando uma de coitadinho e pedindo oração para não ir para Papuda.

 Vídeo de 2018 em que Bolsonaro pede por ‘sabedoria’ para ‘continuar jornada’ circula como se fosse recente

Publicações enganam ao compartilhar como se fosse recente e estivesse relacionado à operação da PF um vídeo que mostra Bolsonaro pedindo orações a apoiadores. As imagens que têm viralizado nas redes foram gravadas em outubro de 2018, logo após o político ser declarado presidente da República. Na ocasião, Bolsonaro discursou e pediu que o senador Magno Malta (PL-ES) fizesse uma prece para agradecer o resultado.

A gravação, portanto, não tem relação com a Operação Tempus Veritatis, que investiga a participação de Bolsonaro e seus aliados em uma tentativa de golpe de Estado no país em 2022. No dia 8 de fevereiro, a PF realizou prisões e ações de busca e apreensão contra aliados do ex-presidente, além de ter aplicado medidas restritivas contra o próprio Bolsonaro, que teve seu passaporte retido.

É fato, no entanto, que o ex-presidente publicou dias depois da operação da PF um vídeo no qual aparece rezando junto a apoiadores em Angra dos Reis (RJ). De acordo com ele, a prece seria uma “oração pelo Brasil”.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela Reuters.

Referências:

1. Youtube (Domingo Espetacular)
2. Aos Fatos
3. O Globo
4. Instagram (@jairmessiasbolsonaro)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.