Fotos não mostram ato pró-Trump, mas protesto em 2018 por controle de armas nos EUA

Compartilhe

Fotos de uma multidão reunida nos arredores do Capitólio dos Estados Unidos, em Washington DC, não são da manifestação a favor do presidente Donald Trump desta quarta-feira (6), conforme afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). Os registros foram feitos em março de 2018, durante a Marcha pelas Nossas Vidas (March for Our Lives) — um protesto liderado por estudantes que reivindicavam mais rigidez na venda e na concessão do porte de armas.

O conteúdo desinformativo reunia ao menos 13.700 compartilhamentos no Facebook na tarde desta quinta-feira (7) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


Imprensa esquerdista esconde a mega manifestação contra as fraudes eleitorais nos Estados Unidos hoje.

Não são do protesto desta quarta-feira (6) a favor do presidente Donald Trump nos EUA fotos que circulam em álbuns nas redes sociais com essa atribuição. Os registros retratam um ato em 2018 em que estudantes norte-americanos reivindicaram maior rigidez na venda e na concessão do porte de armas de fogo no país.

A Marcha pelas Nossas Vidas (March for Our Lives) aconteceu em Washington em 24 de março de 2018. Em busca reversa, o Aos Fatos encontrou as mesmas fotos publicadas pela imprensa e em repositórios de imagens (confira aqui, aqui e aqui).

O ato foi uma das ações organizadas por estudantes norte-americanos após o atentado a uma escola em Parkland, na Flórida, quando um ex-aluno matou 17 pessoas com um rifle AR-15 em fevereiro daquele ano.

Em dezembro, Aos Fatos checou que uma das fotos do protesto de 2018 já havia sido atribuída a um ato pró-Trump.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima