Foto que retrata Jesus e diabo em desfile da Gaviões da Fiel é de 2019, não de 2020

Por Priscila Pacheco

17 de fevereiro de 2021, 16h34

Uma foto de uma encenação da comissão de frente da Gaviões da Fiel em 2019 tem sido falsamente atribuída ao desfile da escola de samba paulista do ano passado, o que não é verdade. A imagem mostra trecho da apresentação em que o diabo vence Jesus. Nas postagens checadas (veja aqui), ela aparece acima de outra, do sambódromo do Anhembi vazio, como se o cancelamento do carnaval deste ano fosse obra de um "castigo divino".

A montagem com a falsa atribuição da data da foto chegou a ser compartilhada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, no último sábado (13) no Twitter, e contava com ao menos 8 mil compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (17). No Facebook, a peça desinformativa reunia ao menos 130 mil compartilhamentos e foi marcada com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


2020 a gaviões da Fiel fez um desfile onde o diabo derrotou Jesus! 2021 Deus está mostrando quem é o derrotado! Esse sambódromo vazio diz muita coisa

Ao opinar que o cancelamento do carnaval neste ano em razão da pandemia seria um castigo de Deus, postagens nas redes sociais atribuem uma foto do desfile da Gaviões da Fiel de 2019 ao evento de 2020. Na imagem, o diabo aparece derrotando Jesus. A cena fazia parte de uma coreografia da comissão de frente da agremiação paulista naquele ano.

A montagem, que traz a foto da encenação ao lado de uma outra do sambódromo de São Paulo vazio, foi compartilhada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Em janeiro a mesma postagem já havia sido compartilhada pelo comentarista Pedrinho, do canal SportTV.

A imagem faz parte do enredo “A saliva do santo e o veneno da serpente”, sobre a história do tabaco, e foi registrada em março de 2019 pelo fotógrafo Jales Valquer. À época, a encenação causou polêmica e foi acusada de desrespeito à religião cristã. No mesmo mês, porém, o juiz Felipe Albertini Nani Viaro, da 26ª Vara Cível de São Paulo, extinguiu uma ação que pedia retratação da escola de samba por causa da cena.

Em 2020, o desfile realizado pela Gaviões da Fiel no dia 23 de fevereiro teve como tema o amor. As festividades do Carnaval de 2021 foram canceladas para evitar aglomerações e conter a disseminação da Covid-19.

Esta peça de desinformação também foi checada pela agência AFP.

Referências:

1. Frame Photos
2. UOL (Fontes 1 e 2)
3. G1
4. Band
5. Agência Brasil
6. AFP

Leia também

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.