🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra ato a favor de Dilma em 2016, não protesto pelo impeachment de Bolsonaro

Por Priscila Pacheco

26 de julho de 2021, 16h50

Uma imagem que mostra uma manifestação em março de 2016 em defesa da então presidente Dilma Rousseff (PT) circula nas redes sociais (veja aqui) como se retratasse um dos protestos de sábado (24) pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A imagem foi publicada pela Mídia Ninja em 19 de março daquele ano.

A postagem enganosa reúne ao menos 2.200 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (26) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Ainda sobre ontem, Rio de Janeiro. #24J

Uma foto registrada em uma manifestação de 18 de março de 2016 a favor da então presidente Dilma Rousseff tem sido compartilhada como se fosse dos atos do último sábado (24) contra o presidente Jair Bolsonaro. A imagem original foi postada pelo perfil Mídia Ninja. Além da data equivocada, a imagem foi registrada em São Paulo, não no Rio de Janeiro, como dizem as postagens.

Naquele ano, os atos contrários ao afastamento da então presidente Dilma Rousseff, que se consumou um mês depois, foram realizados em todos os estados e no Distrito Federal. O maior aconteceu em São Paulo, com 95 mil manifestantes.

No sábado, 24 de julho, aconteceram atos em diversas cidades do país pedindo o impeachment de Bolsonaro e mais vacinas contra a Covid-19. No Rio de Janeiro, localização indicada na postagem enganosa, a manifestação começou no período da manhã no centro da cidade e terminou por volta das 15h.

Referências:

1. Twitter Mídia Ninja
2. G1 (Fontes 1 e 2)
3. Poder 360
4. Folha de S. Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.