🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto em que repórter hostilizada por Bolsonaro aparece sem máscara é de 2019, não atual

Por Priscila Pacheco

23 de junho de 2021, 16h25

É falso que uma foto em que Laurene Santos, repórter da TV Vanguarda hostilizada pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira (21), e outras duas pessoas aparecem sem máscara tenha sido registrada durante a pandemia, como sustentam postagens nas redes (veja aqui). A imagem foi publicada primeiro pelo cinegrafista Anderson Carlos, colega da jornalista, no Instagram em 2019 e postada novamente por ele no início desta semana.

A peça de desinformação contava com ao menos 1.612 compartilhamentos nesta quarta-feira (23) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


Cadê a máscara Lauriene??? ESSA É A REPORTAGEM DA GLOBOLIXO QUE ESTAVA INFERNIZANDO A VIDA DO PRESIDENTE BOLSONARO. EM GUARATINGUETÁ (SP). ESTÃO TODOS COM MÁSCARA..... ME POUPE HIPÓCRITAS

Postagens nas redes sociais enganam ao apontar como atual uma foto de julho de 2019 em que a repórter Laurene Santos, da TV Vanguarda, está sem máscara. A imagem da jornalista da afiliada da TV Globo foi publicada originalmente no Instagram por seu colega, o cinegrafista Anderson Carlos, que também aparece no registro. Além disso, a repórter e o portal de notícias G1 desmentiram as alegações.

Santos se tornou alvo de ataques nas redes sociais após ser hostilizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante evento em Guaratinguetá (SP) na segunda-feira (21) ao perguntar por que ele havia chegado à cidade sem máscaras.

No mesmo dia das ofensas do presidente, Anderson Carlos republicou a foto de 2019 para prestar solidariedade à colega. O cinegrafista não compartilhou, na ocasião, a data em que a foto foi tirada originalmente.

No Twitter e no Instagram, a jornalista também desmentiu que a foto seja atual e a Rede Vanguarda publicou um vídeo com trechos da checagem feita pelo Fato ou Fake, do G1.

Referências:

1. Instagram Anderson Carlos (Fontes 1 e 2)
2. Abraji
3. Twitter Laurene Santos
4. Instagram Laurene Santos
5. Instagram Rede Vanguarda


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.