🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de shopping abandonado não foi registrada na Venezuela, mas nos EUA

Por Luiz Fernando Menezes

13 de outubro de 2020, 13h39

Uma foto de uma escada rolante destruída em um prédio abandonado não foi tirada na Venezuela, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). A imagem, na verdade, é um registro do Rolling Acres Mall, um shopping na cidade americana de Akron, em Ohio, que foi fechado em 2013.

Segundo a peça de desinformação, shoppings do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro terão o mesmo destino do suposto centro comercial venezuelano caso elejam respectivamente Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e Eduardo Paes (DEM-RJ). No Facebook, a foto com a falsa localização acumula mais de 6.000 compartilhamentos. Todos eles foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Publicações que circulam nas redes sociais compartilham a imagem de um local abandonado como se fosse de um shopping na Venezuela e afirmam que esse seria o efeito nos centros comerciais do Rio Grande do Sul e e do Rio de Janeiro se elegerem Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e Eduardo Paes (DEM-RJ). No entanto, a fotografia foi tirada nos EUA, não no país sulamericano.

Por meio de busca reversa, o Aos Fatos verificou que a mesma foto aparece em publicações no Pinterest e no Reddit sobre o Rolling Acres Mall, shopping abandonado na cidade de Akron, em Ohio. Por mais que as postagens não tragam informações sobre a autoria da foto ou a data exata do registro, imagens do estabelecimento registradas pelo Beacon Journal, jornal da região, confirmam a localização.

Como é possível verificar na comparação abaixo, a escada rolante que aparece na foto que vem sendo compartilhada (à esquerda) é rodeada pelos mesmos canteiros que aparecem na foto registrada pelo Beacon Journal. Também é possível encontrar os mesmos detalhes vermelhos no segundo piso e na pilastra.

O Rolling Acres Mall foi inaugurado em 1975 e perdurou até meados de 2013, quando o baixo número de clientes fez com que as lojas do estabelecimento fossem fechando uma por uma. Abandonado, o local passou a sofrer vandalismo e chegou a ser palco de crimes.

Referências:

1. Beacon Journal
2. Business Insider
3. Cleveland.com


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.