Uma foto de uma escada rolante destruída em um prédio abandonado não foi tirada na Venezuela, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). A imagem, na verdade, é um registro do Rolling Acres Mall, um shopping na cidade americana de Akron, em Ohio, que foi fechado em 2013.
Segundo a peça de desinformação, shoppings do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro terão o mesmo destino do suposto centro comercial venezuelano caso elejam respectivamente Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e Eduardo Paes (DEM-RJ). No Facebook, a foto com a falsa localização acumula mais de 6.000 compartilhamentos. Todos eles foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).
Publicações que circulam nas redes sociais compartilham a imagem de um local abandonado como se fosse de um shopping na Venezuela e afirmam que esse seria o efeito nos centros comerciais do Rio Grande do Sul e e do Rio de Janeiro se elegerem Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e Eduardo Paes (DEM-RJ). No entanto, a fotografia foi tirada nos EUA, não no país sulamericano.
Por meio de busca reversa, o Aos Fatos verificou que a mesma foto aparece em publicações no Pinterest e no Reddit sobre o Rolling Acres Mall, shopping abandonado na cidade de Akron, em Ohio. Por mais que as postagens não tragam informações sobre a autoria da foto ou a data exata do registro, imagens do estabelecimento registradas pelo Beacon Journal, jornal da região, confirmam a localização.
Como é possível verificar na comparação abaixo, a escada rolante que aparece na foto que vem sendo compartilhada (à esquerda) é rodeada pelos mesmos canteiros que aparecem na foto registrada pelo Beacon Journal. Também é possível encontrar os mesmos detalhes vermelhos no segundo piso e na pilastra.
O Rolling Acres Mall foi inaugurado em 1975 e perdurou até meados de 2013, quando o baixo número de clientes fez com que as lojas do estabelecimento fossem fechando uma por uma. Abandonado, o local passou a sofrer vandalismo e chegou a ser palco de crimes.
Referências:
1. Beacon Journal
2. Business Insider
3. Cleveland.com