Uma foto tirada em agosto de 2020 durante manifestação na Lituânia circula em postagens nas redes sociais falsamente atribuída à inauguração da Ponte do Abunã, no Acre, no dia 7 de maio (veja aqui). A imagem, que mostra motociclistas e parapentistas sendo saudados por pedestres em uma rodovia, retrata um ato de lituanos em apoio aos protestos na vizinha Belarus contra o presidente Alexander Lukashenko.
Posts que trazem a foto com a atribuição enganosa reuniam ao menos 50 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (10) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).
Hoje foi o dia da inauguração da Ponte de Abunã, que ligará o Acre a Rondônia, depois de uma espera de 40 anos.
Postagens nas redes sociais atribuem à inauguração da Ponte do Abunã, no Acre, na sexta-feira (7), a foto de um protesto na Lituânia em 23 de agosto de 2020. A imagem, que mostra pedestres, motociclistas e parapentistas em uma rodovia, foi registrada pelo canal belorusso Nexta.
Na ocasião, milhares de lituanos saíram às ruas em apoio aos protestos em Belarus contra o presidente Alexander Lukashenko. Ele está no poder desde 1994 e é acusado de fraudar eleições e sufocar a oposição, inclusive por meio de tortura e prisões de jornalistas.
Esta foto já circulou fora do Brasil descontextualizada no ano passado, tendo sido atribuída a protestos na África do Sul contra assassinatos no campo. Na época, a AFP desmentiu a desinformação.
A Ponte do Abunã, construída sobre o rio Madeira e que liga Abunã (AC) a Porto Velho (RO), foi inaugurada na sexta-feira (7) pelo presidente Jair Bolsonaro em evento que provocou aglomeração. As fotos da cerimônia constam no Flickr do Planalto. Com 1,5 quilômetro de extensão, a ponte começou a ser construída em 2014.