🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de missa do Papa no Rio em 2013 é atribuída em posts a ato pró-Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

3 de maio de 2021, 14h51

Foi registrada durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013, a foto de uma multidão na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, que tem sido atribuída em postagens nas redes sociais a uma manifestação a favor do governo Bolsonaro neste sábado (1º) (veja aqui). A imagem mostra a missa que encerrou a 28ª Jornada Mundial da Juventude.

Posts que trazem a foto com a atribuição enganosa reuniam ao menos 50 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (3) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


A imagem que vem sendo atribuída nas redes ao ato pró-Bolsonaro na orla de Copacabana, no Rio, neste sábado (1º) foi tirada há oito anos e mostra a missa de encerramento da 28ª Jornada Mundial da Juventude, celebrada pelo papa Francisco em 28 de julho de 2013.

A foto foi registrada por Felipe Dana, da agência Associated Press, quando 3,5 milhões de pessoas se reuniram para participar da missa na praia, segundo os organizadores. Esta edição do evento católico foi realizada na cidade entre os dias 23 e 28 de julho.

Neste sábado (1º), diversas capitais brasileiras registraram manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No Rio, o ato se concentrou em trecho da orla de Copacabana. A Polícia Militar não divulgou estimativa do número de participantes.

Esta foto da missa também já foi utilizada antes para inflar atos bolsonaristas. Durante a campanha de 2018, a imagem circulou em perfis pessoais como se retratasse manifestação a favor do então candidato do PSL à Presidência e foi checada pela Lupa.

Referências:

1. Huffpost
2. O Globo (1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.