É falso que vídeo mostra transferência de Fernandinho Beira-Mar para presídio no RJ

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra a transferência do traficante Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, para um presídio no Rio de Janeiro. Contatada pelo Aos Fatos, a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) desmentiu a alegação. Preso na Penitenciária Federal de Campo Grande desde 2019, Beira-Mar não poderia ser transferido para o Rio de Janeiro, já que o estado não possui unidades prisionais federais.

Publicações com a atribuição enganosa acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (22). O conteúdo também tem sido disseminado em grupos no Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Fernandinho Beira-Mar sendo transferido para o Rio de Janeiro

Homem que usa um uniforme azul em vídeo difundido nas redes sociais não é o traficante Fernandinho Beira-Mar

O homem que aparece sendo escoltado por um policial federal em vídeo não é o traficante Fernandinho Beira-Mar, como tentam fazer crer publicações nas redes. Em nota ao Aos Fatos, a Senappen afirmou que as imagens não mostram Beira-Mar, mas não informou a identidade do detento ou o local e a data da filmagem por questões de segurança. Posts têm usado a gravação para sugerir que Beira-Mar, líder da facção criminosa Comando Vermelho, teria sido transferido para um presídio no Rio de Janeiro, o que também não é verdade.

O registro original foi publicado por um perfil não oficial da Polícia Penal Federal no TikTok em 16 de março, sem informação sobre a identidade do indivíduo e o motivo de sua transferência para o SPF (Sistema Penitenciário Federal). Ao serem enviados para presídios federais, os detentos podem ficar custodiados nas unidades de Catanduvas (PR), Campo Grande, Mossoró (RN), Porto Velho e Brasília. Diferentemente do que fazem crer os posts desinformativos, não há presídio federal no Rio de Janeiro.

Preso em 2001, Fernandinho Beira-Mar foi enviado para a Penitenciária Federal de Campo Grande em 2019, depois de passar pelos presídios federais de Catanduvas e Mossoró. Ele cumpre pena de mais de 300 anos de prisão.

Leia mais
BIPE Bolsonaristas usam visita de Dino a favela e ação da PF contra PCC para ligar Lula ao crime

Flávio Dino. Os posts desinformativos têm usado o vídeo com o contexto enganoso para sugerir que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), teria acertado a transferência de Beira-Mar com membros do crime organizado. Posts que tentam emplacar essa versão enganosa circulam nas redes desde a semana passada, quando o ministro visitou o Complexo da Maré para participar do lançamento de um boletim de dados de segurança. Desde então, imagens da ida de Dino à favela têm sido usadas por bolsonaristas para criar uma teoria conspiratória que liga o governo ao crime organizado.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

É falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

falsoLula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’

Lula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’

falsoVídeo usa dublagem falsa para inventar fala de Jay-Z sobre acusação de abuso sexual

Vídeo usa dublagem falsa para inventar fala de Jay-Z sobre acusação de abuso sexual