🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Gravação mostra confusão entre comerciantes em Pernambuco, não traficantes na Bahia

Por Marco Faustino

9 de outubro de 2023, 18h55

Não é verdade que um vídeo mostra turistas e comerciantes em uma praia da Bahia sendo expulsos por traficantes, como alegam publicações nas redes. As imagens registram, na realidade, ambulantes recolhendo cadeiras e guarda-sóis de um bar localizado na praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE), após um desentendimento com o proprietário do estabelecimento.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 300 mil visualizações no TikTok nesta segunda-feira (9), além de circularem no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Traficantes dominam o Estado da Bahia. Traficantes expulsam comerciantes.

ídeo que mostra desentendimento entre comerciantes em Pernambuco circula acompanhado de legenda que sugere que se trata de ação de traficantes na Bahia

Um vídeo em que ambulantes recolhem cadeiras e guarda-sóis na praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE), tem circulado nas redes como se mostrasse traficantes expulsando turistas de uma praia na Bahia. As imagens, gravadas na última terça-feira (3), registram na verdade um desentendimento entre comerciantes autônomos e o proprietário de um bar.

De acordo com um funcionário do estabelecimento, o motivo da briga seria a política de preços adotada pelo bar, que teria reduzido o movimento nas barracas dos ambulantes. Durante o confronto, os vendedores chegaram inclusive a usar entulhos para tentar fechar a praia, mas foram impedidos pela Polícia Militar.

Leia mais
Nas Redes Vídeo de confusão entre vendedor e fiscais não foi gravado na Bahia nem tem relação com o governo Lula

Usuários também têm compartilhado o mesmo vídeo nas redes para alegar que traficantes teriam imposto um toque de recolher em Porto de Galinhas, o que é falso.

Ainda que o caso retratado pelas peças de desinformação não tenha relação com o tráfico, há relatos de que criminosos teriam instituído um toque de recolher a moradores das regiões de Ipojuca em 2014 e a habitantes de Porto de Galinhas em 2022.

Esta publicação também foi desmentida pelo Boatos.org.

Referências:

1. G1 (1 e 2)
2. UOL
3. SBT News

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.