É de 2015, não atual, vídeo que mostra movimentação militar na Alemanha

Por Marco Faustino

6 de março de 2024, 16h00

Não é recente o vídeo que mostra veículos militares sendo transportados em um trem na Alemanha. As imagens, que têm sido compartilhadas nas redes como um sinal iminente da Terceira Guerra Mundial, circulam ao menos desde outubro de 2015 e, de acordo com registros publicados na época, mostram a movimentação de veículos de guerra americanos pela cidade de Gernsheim.

Publicações com o contexto enganoso acumulavam 5.000 curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (6).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Vídeo mostra movimentação recente de equipamento militar dos EUA na Alemanha

Vídeo de 2015 que mostra movimentação militar na Alemanha é compartilhado com legenda enganosa que afirma se tratar de registro recente

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse recente um vídeo que registra veículos militares sendo transportados em um trem em uma cidade da Alemanha. A gravação, no entanto, não é atual: o vídeo original circula ao menos desde 17 de outubro de 2015.

De acordo com o usuário responsável pela publicação, as imagens mostrariam a movimentação de veículos militares dos Estados Unidos pela cidade alemã de Gernsheim (confira abaixo). Essas informações, no entanto, não puderam ser confirmadas pelo Aos Fatos.

Em junho de 2015, os Estados Unidos anunciaram que reforçariam sua presença militar no Leste Europeu em decorrência de movimentos expansionistas da Rússia. Comunicado divulgado à época indicava que parte do aparato bélico poderia ser colocado na Alemanha.

Leia mais
Nas Redes É falso que vídeo mostra navio do Qatar descarregando tanques no Brasil
Nas Redes Vídeo não mostra comboio do Exército brasileiro na fronteira com a Venezuela

Os Estados Unidos possuem dezenas de instalações militares e milhares de soldados no país europeu, que desde 1955 faz parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Em 2022, por exemplo, soldados americanos foram enviados para a Alemanha em resposta à invasão russa na Ucrânia.

Referências:

1. YouTube
2. El País
3. g1
4. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.