Vídeo que mostra extração ilegal de madeira na Amazônia é de 2019, não recente

Por Milena Mangabeira

16 de fevereiro de 2024, 15h22

Não é recente e não foi gravado durante o governo Lula (PT) um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira. As imagens foram publicadas no YouTube em 2019 – durante, portanto, o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – e, de acordo com um veículo de imprensa local, retratam a extração ilegal de madeira no Pará.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Kwai e no TikTok até a tarde desta sexta-feira (16). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Governo Lula e Marina Silva cuidando da Amazônia

Vídeo de 2019 que mostra caminhões carregados com toras de madeira circula como se fosse recente

Foi publicado em junho de 2019, e não recentemente, um vídeo que mostra um comboio de caminhões carregados com toras de madeira extraídas de uma floresta. De acordo com reportagem publicada na época pelo Correio da Amazônia, as cenas foram filmadas na região da cachoeira do Aruã, que fica a cerca de 100 km de Santarém (PA), e registram a extração ilegal de ipê.

A cachoeira do Aruã fica próxima à Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. De acordo com a reportagem do Correio da Amazônia, a área e outras regiões de floresta no Pará e no Amazonas estariam sendo desmatadas por madeireiros com a conivência de órgãos de fiscalização.

Dados preliminares apontam que o desmatamento caiu durante o governo Lula (PT). De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados 5.154 km² de desmatamento estimado em 2023, contra 10.278 km² em 2022. No Pará, números preliminares apontam que a área desmatada caiu de 3.509 km² em 2022 para 1.904 km² em 2023.

Referências:

1. YouTube
2. Correio da Amazônia
3. INPE

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.