Qatar não ameaçou cortar fornecimento de gás mundial caso não haja cessar-fogo em Gaza

Compartilhe

Não é verdade que o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, ameaçou cortar o fornecimento de gás mundial caso não cessem os bombardeios na Faixa de Gaza em meio ao conflito entre Israel e o grupo extremista islâmico Hamas. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham um trecho de um discurso feito por Al-Thani em 2017 sobre a crise no Oriente Médio. O governo do Qatar negou ter qualquer intenção de cortar o fornecimento de gás a outros países.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 15 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (26). As peças de desinformação também circulam no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

Emir do Qatar anunciou que se o bombardeamento de Gaza não parar, irá parar o fornecimento de gás ao mundo

Discurso feito pelo emir do Qatar em 2017 circula como se fosse recente e mostrasse ameaça na interrupção no fornecimento de gás ao mundo

Um trecho de um discurso feito pelo emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, durante a 17ª Edição do Fórum de Doha, em maio de 2017, tem sido compartilhado nas redes como se fosse recente e mostrasse uma resposta dele ao conflito entre Israel e Hamas. Além de ter sido gravada anos antes do atual conflito, a fala não faz qualquer menção à interrupção no fornecimento de gás para outros países.

Em busca na imprensa e no site oficial do governo do Qatar, Aos Fatos não encontrou qualquer anúncio de interrupção na exportação de gás. Em nota à Reuters, o governo do país também negou ter ameaçado cortar o fornecimento do combustível.

No discurso veiculado pelas peças de desinformação, Al-Thani diz que a crise de refugiados no mundo é resultado de conflitos com origem racial e sectária e que os palestinos são um povo desenraizado de suas terras. Os temais centrais do Fórum de Doha naquele ano foram o desenvolvimento e a estabilidade regionais, além de questões pertinentes a refugiados e conflitos locais.

Leia mais
BIPE X favorece perfis que já postaram desinformação sobre conflito entre Israel e Hamas
Explicamos Alvo de desinformação, conflito entre Israel e Hamas tem origens em disputa centenária

Dados mais recentes da EIA (Energy Information Administration), a agência americana de planejamento energético, mostram que o Qatar era o segundo maior exportador de GNL (gás natural liquefeito) e o terceiro maior detentor de reservas de gás natural do mundo em 2021. No ano passado, o país árabe enviou mais de 70% das suas exportações de GNL para a Ásia e 25% para a Europa.

As peças de desinformação, que circulam no Telegram ao menos desde 18 de outubro, ganharam tração em outras redes após uma conversa ocorrida na última quarta-feira (25) entre Tamim bin Hamad al-Thani e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a situação do conflito na Faixa de Gaza.

De acordo com autoridades brasileiras, os dois líderes ressaltaram a importância da criação de corredores humanitários e a necessidade de um cessar-fogo. Não há no comunicado do governo brasileiro qualquer menção à interrupção no fornecimento de gás.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela AFP Checamos.

Referências

  1. YouTube
  2. Governo do Qatar
  3. Reuters
  4. Al Jazeera (1 e 2)
  5. EIA (1 e 2)
  6. EBC

Compartilhe

Leia também

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

falsoNetanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã

Netanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã