É falso que público chamou Lula de ladrão em show que Ivete Sangalo levou tombo

Por Marco Faustino

27 de janeiro de 2022, 13h07

Não é verdade que a cantora Ivete Sangalo sofreu um acidente no palco durante um show em que a plateia gritou “Lula, ladrão”, como alegam postagens nas redes (veja aqui). O vídeo que mostra o tombo da artista foi gravado em 2011, em Jundiaí (SP), e não há registro de que o público se manifestou politicamente na ocasião. Nas publicações, o trecho da gravação circula com um áudio editado com os gritos contra o ex-presidente.

Esta publicação enganosa surgiu originalmente como sátira, mas passou a ser compartilhada como real. No Facebook, postagens com a montagem reuniam ao menos 24.425 compartilhamentos nesta quinta-feira (27).


Selo falso

No show da tal Ivete, o povo gritando: ‘LULA LADRÃO'

Post enganoso diz que fãs gritaram “Lula, Ladrão” em show de Ivete Sangalo

Circula nas redes sociais um vídeo em que a cantora Ivete Sangalo leva um tombo durante show enquanto a plateia grita “Lula, ladrão”. O áudio, na verdade, não corresponde àquele momento e foi inserido ao vídeo original.

As imagens foram gravadas em 3 de abril de 2011, durante o show Live in Madison, no festival Bali Folia, em Jundiaí. Na ocasião, não houve registro de manifestação política do público. Após cair, a cantora brincou com os fãs, tirou os sapatos e gritou o nome da cidade.

Aos Fatos identificou, por meio de busca reversa, filmagens que mostram a queda de Ivete (confira aqui e aqui) em ângulos semelhantes ao apresentado na peça de desinformação e também não detectou gritos de “Lula, ladrão”. Reportagens veiculadas sobre o show na época também não citaram nenhum episódio semelhante (confira aqui e aqui).

A montagem circulou inicialmente como sátira no YouTube e no Tik Tok por um perfil chamado Pantera Jornalista, neste mês. Entretanto, as imagens passaram a circular nas redes sociais como se fossem reais.

Ivete Sangalo tem sido alvo de apoiadores de Bolsonaro e do próprio presidente após endossar um coro contra ele durante show em Natal (RN), em dezembro do ano passado.

Referências:

1. Agito São Pedro
2. YouTube (Fontes 1 e 2)
3. iBahia
4. Correio Braziliense
5. O Antagonista
6. Jornal Extra


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.