🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que novo extintor de incêndio se tornou obrigatório em carros em janeiro de 2023

Por Marco Faustino

17 de março de 2023, 18h40

Não é verdade que passou a ser obrigatório desde o início do ano em todos os veículos um novo modelo de extintor de incêndio, como afirmam publicações que circulam nas redes. A reportagem exibida pelas peças de desinformação foi veiculada pelo Bom Dia Goiás, da Globo, em dezembro de 2014, e mencionava a exigência de um modelo de extintor que teve sua obrigatoriedade revogada para carros de passeio e veículos comerciais leves em setembro do ano seguinte.

O vídeo descontextualizado acumula mais de 1.500 compartilhamentos no Facebook e já foi visualizado mais de 700 mil vezes no Kwai até a tarde desta sexta-feira (17).


Selo falso

É obrigatório desde janeiro de 2023 que todos os veículos tenham um novo modelo de extintor de incêndio e quem não fizer a mudança será multado

Posts enganam ao afirmar que um novo modelo de extintor de incêndio se tornou obrigatório para todos os veículos a partir de janeiro de 2023

Uma reportagem veiculada pelo Bom Dia Goiás em dezembro de 2014 sobre uma norma que determinava a obrigatoriedade de um novo modelo de extintor de incêndio tem circulado nas redes como se fosse recente e mostrasse uma medida do atual governo. O extintor veicular mencionado no vídeo, do tipo ABC, teve sua exigência revogada para carros de passeio e veículos comerciais leves em setembro de 2015.

Com vigência prevista a partir de janeiro de 2015, a resolução 157 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que determinava a obrigatoriedade do extintor veicular ABC, teve sua validade adiada sucessivas vezes, até ser suspensa em setembro para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. O item segue obrigatório para caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros, e sua ausência implica em infração grave.

Ainda que a presença do extintor seja facultativa para alguns automóveis, os proprietários que optarem por portar o equipamento devem seguir regras para sua instalação. Caso as normas sejam desrespeitadas, o proprietário do veículo pode ser autuado.

Referências:

1. Globoplay
2. Governo federal (1 e 2)
3. G1
4. Revista Caminhoneiro
5. Portal do Trânsito
6. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.