É montagem foto que mostra autor de ataque a creche em Blumenau ‘fazendo o L’

Compartilhe

Trata-se de uma montagem a foto que mostra o autor do ataque a uma creche em Blumenau (SC) usando uma camisa vermelha e fazendo um sinal de L com uma das mãos, em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O agressor não aparece no registro original, que foi publicado nas redes em setembro de 2022 pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Publicações que difundem a imagem manipulada acumulavam 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (10) e também circulavam no TikTok. O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Posts difundem montagem para alegar que autor do ataque à creche em Blumenau seria apoiador do PT

É montagem a foto difundida por publicações nas redes que mostra o autor do ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, usando uma camisa vermelha e “fazendo o L” com uma das mãos. O homem não aparece no registro original, feito pela fotógrafa Janaína Santos durante uma carreata em Sergipe, no dia 17 de setembro de 2022. A imagem foi publicada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) em seus perfis no Instagram e no Flickr.

A distorção clara entre a cabeça e o tronco do homem mostra que o rosto do agressor foi inserido no corpo de outra pessoa, que não foi identificada por Aos Fatos. Na imagem original, é possível perceber que o indivíduo real tem características faciais bem diferentes, como cabelo curto e sobrancelhas arqueadas (confira abaixo o comparativo):

Comparativo entre a montagem (à esq.) e a foto original (à dir.)
Comparativo. O rosto do autor do ataque à creche em SC (à esq.) foi sobreposto ao rosto de integrante de uma carreata política (à dir.) ocorrida em Sergipe em setembro de 2022

Na época, Carvalho disputava o cargo de governador de Sergipe, mas terminou a eleição em segundo lugar, atrás de Fábio Mitidieri (PSD).

Na última quarta-feira (5), um homem invadiu uma creche em Blumenau e matou quatro crianças. Outras cinco ficaram feridas, mas já receberam alta das unidades de saúde em que foram internadas.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima