🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto que mostra autor de ataque a creche em Blumenau ‘fazendo o L’

Por Marco Faustino

10 de abril de 2023, 15h58

Trata-se de uma montagem a foto que mostra o autor do ataque a uma creche em Blumenau (SC) usando uma camisa vermelha e fazendo um sinal de L com uma das mãos, em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O agressor não aparece no registro original, que foi publicado nas redes em setembro de 2022 pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Publicações que difundem a imagem manipulada acumulavam 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (10) e também circulavam no TikTok. O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Posts difundem montagem para alegar que autor do ataque à creche em Blumenau seria apoiador do PT

É montagem a foto difundida por publicações nas redes que mostra o autor do ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, usando uma camisa vermelha e “fazendo o L” com uma das mãos. O homem não aparece no registro original, feito pela fotógrafa Janaína Santos durante uma carreata em Sergipe, no dia 17 de setembro de 2022. A imagem foi publicada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) em seus perfis no Instagram e no Flickr.

A distorção clara entre a cabeça e o tronco do homem mostra que o rosto do agressor foi inserido no corpo de outra pessoa, que não foi identificada por Aos Fatos. Na imagem original, é possível perceber que o indivíduo real tem características faciais bem diferentes, como cabelo curto e sobrancelhas arqueadas (confira abaixo o comparativo):

Comparativo entre a montagem (à esq.) e a foto original (à dir.)
Comparativo. O rosto do autor do ataque à creche em SC (à esq.) foi sobreposto ao rosto de integrante de uma carreata política (à dir.) ocorrida em Sergipe em setembro de 2022

Na época, Carvalho disputava o cargo de governador de Sergipe, mas terminou a eleição em segundo lugar, atrás de Fábio Mitidieri (PSD).

Na última quarta-feira (5), um homem invadiu uma creche em Blumenau e matou quatro crianças. Outras cinco ficaram feridas, mas já receberam alta das unidades de saúde em que foram internadas.

Referências:

1. UOL
2. Instagram
3. Flickr
4. Carta Capital
5. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.