Não há registro de que primeira-ministra italiana classificou fala de Lula sobre Israel como ‘imbecilidade’

Por Luiz Fernando Menezes

22 de fevereiro de 2024, 13h12

Não há registros de que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, tenha afirmado que a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a atuação do governo israelense na Faixa de Gaza foi uma “imbecilidade” dita por alguém que “nitidamente desconhece 10% do que foi o Holocausto”. Aos Fatos não identificou nenhuma declaração semelhante de Meloni em veículos de imprensa italianos e brasileiros.

As peças de desinformação acumulavam milhares de curtidas no Instagram e milhares compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (22). Elas também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Após fala de Lula, 1ª ministra da Itália, Giorgia Meloni disse que ‘não irá comentar imbecilidades ditas por inconsequentes que nitidamente desconhecem dez por cento do que foi o Holocausto’. Ela é a primeira liderança Mundial a se manifestar após a fala do 1º ministro Benjamin Netanyahu.

Fotos de Meloni e Lula acompanham tweet com fala falsa do presidente brasileiro

Diferentemente do que alegam publicações nas redes, não há registro de que a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, tenha dito que Lula seria um “inconsequente que nitidamente desconhece o que foi o Holocausto”. Não há nenhuma declaração semelhante da política em veículos de imprensa italianos e brasileiros.

Aos Fatos identificou que a peça de desinformação foi publicada inicialmente por um usuário do X (ex-Twitter), que alegou que Meloni teria dado a declaração em entrevista à rádio italiana Antenna 1 no dia 19 de fevereiro. Não há, no entanto, qualquer registro de fala semelhante da primeira-ministra no site da rádio. Em nota, a Antenna 1 no Brasil negou que Meloni tenha sido entrevistada.

Tweet da noite de 19 de fevereiro dizia que declaração de Meloni teria sido dada à rádio italiana Antenna 1
Entrevista inexistente. Usuário disse que Meloni teria dado declaração à rádio Antenna 1, o que nunca ocorreu (Reprodução/X).

Leia mais
Explicamos O que é antissemitismo e o que dizem pesquisadores e organizações sobre a fala de Lula
Nas Redes New York Times não publicou charge racista retratando Lula como macaco após fala sobre Israel

No último domingo (18), Lula disse, em entrevista à imprensa na Etiópia, que o que está acontecendo “com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”. A fala causou um incidente diplomático com Israel, que convocou o embaixador brasileiro e classificou Lula como persona non grata no país.

O Boatos.org também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1. Antenna1
2. g1 (1 e 2)
3. O Globo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.