🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Milei disse a Lula no X: ‘Tu lugar está en la prisión’

Por Luiz Fernando Menezes

22 de novembro de 2023, 15h22

Não é verdade que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, respondeu uma publicação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a frase: “Lula ladrón, tu lugar está en la prisión”. Além de não haver registro de mensagem semelhante feita pelo argentino no X (ex-Twitter), a imagem que vem circulando nas redes tem marcas de edição.

A montagem tem viralizado no Instagram, no qual acumula mais de 5.000 curtidas até a tarde desta quarta-feira (22), e também no X.


Selo falso

Tweet de Lula falando sobre a democracia ter sido respeitada na Argentina é acompanhado de mensagem falsa de Javier Milei

Não há registros de que Javier Milei tenha respondido uma publicação do presidente Lula com a frase “Lula ladrón, tu lugar está en la prisión”. De acordo com a busca avançada do X, Milei nunca escreveu a expressão e registros da publicação do petista na Wayback Machine não mostram, em nenhum momento, mensagem do presidente eleito argentino.

Há indícios que permitem afirmar que a mensagem se trata de uma montagem (veja abaixo):

  • Após o nome de usuário @JMilei, aparece um caractere “l”, que não existe em publicações do tipo;
  • É possível ver que a data e esse caractere extra estão em um alinhamento diferente do nome do usuário;
  • Também são visíveis pontos brancos na mensagem, que parecem ser resquícios da mensagem original que foi editada.

Linhas amarelas indicam desalinhamento, caractere extra e resquícios da edição de imagem
Montagem. Marcas de edição permitem afirmar que resposta de Milei é falsa (Reprodução/Instagram)

É fato, no entanto, que Milei já criticou Lula publicamente. Em janeiro deste ano, o argentino disse que o petista fazia parte de uma casta de políticos ladrões. Já durante as eleições brasileiras, gravou um vídeo chamando Lula de “presidiário comunista”.

Referências:

1. X (@LulaOficial)
2. Wayback Machine
3. UOL
4. X (@JMilei)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.