🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts usam vídeo antigo para alegar que Michelle Bolsonaro recebeu brasileiros vindos de Israel

Por Milena Mangabeira

16 de outubro de 2023, 15h58

É falso que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) foi a única a recepcionar brasileiros recentemente repatriados de Israel, como fazem crer peças de desinformação nas redes. As publicações que fazem essa alegação compartilham imagens gravadas em março de 2022, quando Michelle recebeu em Brasília cidadãos trazidos da Ucrânia. A ex-primeira-dama não participou da recente recepção dos repatriados do Oriente Médio, que contou com a presença de membros do governo Lula (PT).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 70 mil visualizações no TikTok e ao menos 17 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (10). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Michelle Bolsonaro, nossa eterna primeira-dama. Sabe quem do governo Lula foi receber os brasileiros de Israel? Ninguém.

Post compartilha como se fosse recente vídeo de 2022 em que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro recebe brasileiros vindos da Ucrânia

Um vídeo que mostra Michelle Bolsonaro recepcionando um grupo de brasileiros que desembarcam de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi gravado em 10 de março de 2022, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), mas tem circulado como se fosse recente e mostrasse cidadãos vindos de Israel. As imagens, no entanto, registram a chegada de brasileiros que fugiam da guerra da Ucrânia.

Na ocasião, a então primeira-dama acompanhou o presidente Jair Bolsonaro e outros membros do governo até a Base Aérea de Brasília para recepcionar 68 pessoas que fugiam do recém-iniciado conflito entre Ucrânia e Rússia.

As peças de desinformação também enganam ao alegar que nenhum integrante do governo Lula participou da recepção aos brasileiros vindos do Oriente Médio. Os primeiros repatriados foram recebidos pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pela secretária-geral do Itamaraty, a embaixadora Maria Laura da Rocha, e pelo comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno. O registro foi publicado nas redes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A operação Voltando em Paz do governo federal tem o objetivo de repatriar brasileiros presos em zonas de conflito tanto em Israel quanto em território palestino. Até o momento, ocorreram sete voos, que trouxeram 916 pessoas de volta ao país.

Leia mais
Nas Redes É falso que foto mostra Guilherme Boulos ao lado de integrantes do Hamas
Nas Redes É falso que foto mostra Lula cumprimentando chefe do Hamas
Nas Redes É falso que Lula doou R$ 25 milhões a Hamas via decreto

Desde o início do conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas, que já causou a morte de ao menos 4.200 pessoas, uma série de mentiras têm sido compartilhadas nas redes. Nas redes brasileiras, destacam-se peças de desinformação que buscam associar o governo Lula (PT) ao grupo extremista e vídeos descontextualizados que circulam como se mostrassem cenas reais da guerra.

Referências:

1. YouTube (UOL)
2. UOL (1, 2)
3. Folha de S.Paulo
4. O Globo
5. Agência Gov
6. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.