CNN não noticiou que Lula tem planos taxar Pix e congelar poupanças

Compartilhe

Não é verdade que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem entre seus planos a criação de uma nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) para tributar o Pix, o congelamento de poupanças e a criação de uma moeda única com a Argentina e a Venezuela. As publicações que trazem essas alegações falsas usam um trecho de uma checagem do projeto Comprova e omitem que o texto diz exatamente o contrário: nenhuma dessas propostas está nos planos do petista.

As peças de desinformação acumulavam, até a tarde desta quarta-feira (2), mais de 1.000 compartilhamentos no Facebook, centenas de curtidas no Instagram e também circulavam no WhatsApp e no Telegram (fale com a Fátima).


Selo falso

Trecho de checagem é tirado de contexto para sugerir que Lula pretende criar CPMF e taxar Pix

Publicações nas redes sociais enganam ao compartilhar um trecho de uma notícia da CNN Brasil que diz que Lula tem planos de criar uma nova CPMF, tributar o Pix, congelar a poupança, entre outras medidas. A imagem compartilhada corta tanto o início quanto o final da notícia e esconde que, na verdade, o texto é uma checagem do projeto Comprova que desmente essas alegações.

As publicações usam uma parte do segundo parágrafo da reportagem que explica qual conteúdo enganoso estava sendo compartilhado. Veja a íntegra dos dois primeiros parágrafos da checagem:

Falso: É falso vídeo indicando que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como propostas de governo a tributação do PIX, o congelamento da poupança e a criação da nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O conteúdo ainda engana ao apontar que o plano de governo petista propõe a implementação do Peso Real, moeda unificada com outros países da América Latina. Lula chegou a defender a ideia, mas não há qualquer proposta oficial no plano divulgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conteúdo investigado: Vídeo postado pelo pastor Silas Malafaia afirma que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tem plano de criar nova CPMF que vai tributar todas as transações do PIX, de congelar a poupança dos brasileiros, liberar apenas R$ 500 para o uso das famílias e de criar a moeda “Peso Real” junto com Argentina e Venezuela. A última medida, segundo o vídeo, dividiria “todas as reservas brasileiras com os amigos ditadores” de Lula. Em dois momentos, o vídeo mostra a mesma página de um suposto documento usado como base para fazer as alegações. A postagem foi feita no dia 28 de outubro, ainda durante a campanha eleitoral.

Contatada, a assessoria de Lula negou que o presidente eleito defenda qualquer um dos planos citados na publicação. Durante a campanha eleitoral deste ano, diversas peças de desinformação fizeram alegações semelhantes e, inclusive, foram desmentidas pelo Aos Fatos. Em relação ao Pix, o petista já negou, mais de uma vez, ter o intuito de acabar ou rever o método de pagamento.

Referências

  1. CNN Brasil
  2. Aos Fatos (1, 2 e 3)
  3. Lula.com.br

Compartilhe

Leia também

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’