🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

CNN não noticiou que Lula tem planos taxar Pix e congelar poupanças

Por Luiz Fernando Menezes

2 de novembro de 2022, 12h24

Não é verdade que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem entre seus planos a criação de uma nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) para tributar o Pix, o congelamento de poupanças e a criação de uma moeda única com a Argentina e a Venezuela. As publicações que trazem essas alegações falsas usam um trecho de uma checagem do projeto Comprova e omitem que o texto diz exatamente o contrário: nenhuma dessas propostas está nos planos do petista.

As peças de desinformação acumulavam, até a tarde desta quarta-feira (2), mais de 1.000 compartilhamentos no Facebook, centenas de curtidas no Instagram e também circulavam no WhatsApp e no Telegram (fale com a Fátima).


Selo falso

Trecho de checagem é tirado de contexto para sugerir que Lula pretende criar CPMF e taxar Pix

Publicações nas redes sociais enganam ao compartilhar um trecho de uma notícia da CNN Brasil que diz que Lula tem planos de criar uma nova CPMF, tributar o Pix, congelar a poupança, entre outras medidas. A imagem compartilhada corta tanto o início quanto o final da notícia e esconde que, na verdade, o texto é uma checagem do projeto Comprova que desmente essas alegações.

As publicações usam uma parte do segundo parágrafo da reportagem que explica qual conteúdo enganoso estava sendo compartilhado. Veja a íntegra dos dois primeiros parágrafos da checagem:

Falso: É falso vídeo indicando que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como propostas de governo a tributação do PIX, o congelamento da poupança e a criação da nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O conteúdo ainda engana ao apontar que o plano de governo petista propõe a implementação do Peso Real, moeda unificada com outros países da América Latina. Lula chegou a defender a ideia, mas não há qualquer proposta oficial no plano divulgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conteúdo investigado: Vídeo postado pelo pastor Silas Malafaia afirma que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tem plano de criar nova CPMF que vai tributar todas as transações do PIX, de congelar a poupança dos brasileiros, liberar apenas R$ 500 para o uso das famílias e de criar a moeda “Peso Real” junto com Argentina e Venezuela. A última medida, segundo o vídeo, dividiria “todas as reservas brasileiras com os amigos ditadores” de Lula. Em dois momentos, o vídeo mostra a mesma página de um suposto documento usado como base para fazer as alegações. A postagem foi feita no dia 28 de outubro, ainda durante a campanha eleitoral.

Contatada, a assessoria de Lula negou que o presidente eleito defenda qualquer um dos planos citados na publicação. Durante a campanha eleitoral deste ano, diversas peças de desinformação fizeram alegações semelhantes e, inclusive, foram desmentidas pelo Aos Fatos. Em relação ao Pix, o petista já negou, mais de uma vez, ter o intuito de acabar ou rever o método de pagamento.

Referências:

1. CNN Brasil
2. Aos Fatos (1, 2 e 3)
3. Lula.com.br

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.