Posts manipulam vídeo para fazer crer que Lula prometeu criar ‘poderosa indústria de mentiras’

Por Marco Faustino

13 de março de 2023, 16h15

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista à CNN Brasil que pretende criar a “mais poderosa indústria de mentiras” para evitar a volta de Jair Bolsonaro (PL) ao poder. Peças de desinformação que circulam nas redes difundem uma versão editada da entrevista concedida pelo petista à emissora no dia 16 de fevereiro. Na versão original da gravação, Lula diz exatamente o oposto: que pretende preparar a população para acreditar na verdade e trabalhar o dobro do que o antecessor.

Versões do vídeo editado acumulam 1,8 milhão de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (13). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Lula diz a CNN Brasil que Bolsonaro não voltará ao poder porque sociedade brasileira vai ser, esses próximos quatro anos, preparada para acreditar naquilo que é mentira, e porque será feita em quatro anos a mais poderosa indústria de mentiras

Posts difundem trecho editado de entrevista de Lula para alegar que o presidente disse que criará uma indústria de mentiras nos próximos quatro anos

Publicações têm difundido nas redes uma versão editada de uma entrevista concedida por Lula à CNN Brasil, em 16 de fevereiro, para alegar que o presidente teria prometido criar a “mais poderosa indústria de mentiras” para evitar a volta de Jair Bolsonaro à Presidência. Na gravação original, o petista atribui a criação dessa rede de desinformação a seu antecessor e afirma que evitará seu retorno ao poder trabalhando e preparando a população para acreditar na verdade.

Confira abaixo o trecho original:

Lula: E ele [Bolsonaro] construiu uma indústria de mentiras, a mais poderosa indústria de mentiras que eu já vi na vida, sabe? Uma cópia fiel do que foi o Trump nos Estados Unidos, e ele vai voltar mentindo porque ele não sabe contar a verdade.

Daniela Lima: E o senhor não acha que tem… O que o senhor disse para a [jornalista da CNN Christiane] Amanpour? Não tem chance de o Bolsonaro voltar a ser presidente. Por quê?

Lula: Porque eu acho que a sociedade brasileira vai ser, nesses próximos quatro anos, preparada para acreditar naquilo que é verdade, e não acreditar naquilo que é mentira. E por que a sociedade vai perceber que nós vamos fazer em quatro anos o dobro do que ele fez.

Na ocasião, Lula comentou uma declaração dada por ele em entrevista à CNN americana dias antes, em 10 de fevereiro: “Agora vai depender da nossa capacidade de construir a narrativa correta do que ele representou para o Brasil, porque essa extrema-direita está no mundo inteiro”, afirmou à jornalista Christiane Amanpour.

São recorrentes nas redes peças que editam discursos e entrevistas de Lula para desinformar. Nas últimas semanas, Aos Fatos desmentiu que o presidente teria dito que idosos que reclamam do preço dos combustíveis deveriam andar a pé e que 800 milhões de pessoas passariam fome no Brasil.

Referências:

1. CNN Brasil (1 e 2)
2. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.