Não é verdade que a Nestlé está distribuindo gratuitamente máquinas de café espresso e cápsulas da Nescafé Dolce Gusto a quem responder uma pesquisa de consumo na internet. Publicações com essa alegação direcionam os usuários a um site que imita a página oficial da marca para roubar dinheiro e dados de usuários.
Os posts enganosos acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (3).
A Dolce Gusto em especial Dia das Mães preparou para vocês um mega desconto de até 100% off Clique no botão "Saiba Mais" e receba seu cupom de desconto após avaliar totalmente de graça
Golpistas têm compartilhado nas redes um anúncio que promete a distribuição gratuita de cafeteiras Nescafé Dolce Gusto mediante o preenchimento de uma pesquisa e o pagamento de uma taxa de frete. O objetivo é roubar o dinheiro e as informações pessoais de usuários.
Em resposta a um consumidor que registrou uma queixa no Reclame Aqui na última quinta (2), a Nestlé afirmou que os posts são fraudulentos. “Tomamos conhecimento de que há falsos anúncios através de canais não parceiros e sem qualquer vínculo com a Nescafé Dolce Gusto por meio de sites e redes sociais, cujos anúncios veiculam a aquisição de nossos produtos por preços que não condizem com o real valor de mercado”. A promoção anunciada pelas peças de desinformação não consta no site oficial da marca.
O golpe funciona da seguinte maneira:
- Os posts enganosos direcionam a um site que imita a identidade visual da Nestlé e pede que o usuário faça avaliações e responda perguntas sobre hábitos de consumo de café;
- Ao final do processo, o consumidor é direcionado para uma “roleta de prêmios”. Em testes feitos pelo Aos Fatos, a primeira tentativa de girar a roleta sempre cai na opção “Tente + 1 vez”. Na segunda tentativa, no entanto, o ponteiro sempre cai em uma máquina de café da marca;
- O usuário é então direcionado a uma outra página, que pede dados como nome, endereço, email, CPF e telefone. Também é solicitado o pagamento de uma taxa de frete, que nas simulações feitas variou entre R$ 45,67 e R$ 59,67;
- O produto não é entregue e os golpistas se apropriam dos dados fornecidos e do valor do frete.
Algumas peças de desinformação ainda compartilham uma montagem para fazer crer que a campanha enganosa foi noticiada pela Folha de S.Paulo. O texto nunca foi publicado pelo jornal.
São frequentes nas redes publicações que se aproveitam de acontecimentos do noticiário e datas comemorativas para aplicar golpes. Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, fraudes que anunciavam equipamentos e internet grátis da Starlink e a distribuição de ovos de Páscoa e pantufas da Cacau Show.