🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não disse que idosos que reclamam do preço dos combustíveis devem andar a pé

Por Marco Faustino

8 de março de 2023, 16h07

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não disse que os idosos que reclamam do aumento no preço dos combustíveis têm que tirar a “bunda do sofá e andar a pé". Vídeos que circulam nas redes tiram de contexto um trecho de um discurso de setembro de 2022 em que o petista critica a falta de estímulos para que idosos façam atividades físicas. Não há registros de que o mandatário tenha proferido declaração semelhante à da peça desinformativa.

Publicações com o contexto enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook, centenas de curtidas no Instagram e 2 milhões de visualizações no Twitter nesta quarta-feira (8).


Selo falso

Recado presidencial [de Lula] para quem já tem uma certa idade e está reclamando do retorno da cobrança de impostos no combustível: “Vai a pé”!

Posts difundem que Lula disse que idosos devem andar a pé caso reclamem sobre a reoneração dos combustíveis, o que é falso.

Um discurso feito por Lula em setembro de 2022 circula fora de contexto nas redes para alegar que o petista teria dito que os idosos que reclamam da reoneração dos combustíveis devem andar a pé. Na ocasião, no entanto, ele criticava a falta de incentivo para atividades físicas na terceira idade e defendia políticas de fomento ao esporte nas prefeituras. Não há qualquer menção ao preço dos combustíveis, que à época tinham impostos federais zerados.

Confira abaixo o trecho do discurso no encontro com representantes do esporte no país, em São Paulo: “Como é que a gente vai fazer essas pessoas de terceira idade tirar a bunda do sofá e andar um pouco a pé? Deixar de ver televisão, deixar de ver bobagem na televisão e falar pro cara: ‘Vai comprar pão, vai a pé. Pega tua esposa, pega na mão dela e vai andar meia hora a pé. Vai fazer qualquer coisa’. Mas não há estímulo, não há espaço”.

Em busca na imprensa e na transcrição dos discursos e entrevistas do presidente no site do Palácio do Planalto, Aos Fatos não encontrou indício de que Lula tenha dito a declaração atribuída a ele nos posts checados.

Desonerados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o ano eleitoral, a gasolina e o etanol foram parcialmente reonerados pelo governo Lula. Desde o dia 1º de março, voltaram a ser cobrados impostos de R$ 0,47 pelo litro da gasolina e R$ 0,02 pelo litro do etanol. O diesel, o biodiesel e o GLP seguem com as alíquotas zeradas até o fim do ano.

Referências:

1. YouTube
2. Governo Federal (Fontes 1, 2 e 3)
3. G1 (Fontes 1 e 2)
4. Senado Federal

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.