Não é verdade que o jornalista Guga Chacra, da GloboNews, tenha chorado ao vivo após o anúncio da vitória de Javier Milei nas eleições argentinas, no último domingo (19), como fazem crer posts virais que circulam nas redes. O trecho em que o comentarista aparece emocionado foi gravado durante o programa Manhattan Connection, em março de 2020, enquanto ele mencionava a gravidade da pandemia de Covid-19.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 100 mil visualizações no TikTok em diversas versões até o início da tarde desta terça-feira (21) e ao menos 5.200 compartilhamentos no Facebook. A peça falsa também circula no Instagram, no X (ex-Twitter) e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Jornalista da Globosta chora ao vivo. Chora, canalha. Milei, novo presidente da Argentina, faz repórter da Globosta chorar ao vivo.
É mentira que o jornalista Guga Chacra, da GloboNews, teria chorado ao vivo após o anúncio da vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas, no último domingo (19). As peças mentirosas juntam trechos de dois vídeos distintos para dar a entender que o jornalista havia se emocionado pelo resultado eleitoral, o que é falso.
O primeiro trecho mostra um dos balanços ao vivo feitos pela GloboNews sobre as parciais que indicavam Milei à frente de Sergio Massa, candidato peronista derrotado.
Eleições na Argentina: 86,59% das urnas apuradas mostram 55,95% para Javier Milei e 44,04% para Sergio Massa, que já reconheceu a derrota à presidência.
— GloboNews (@GloboNews) November 19, 2023
➡ Assista ao #GloboNewsInternacional com @MarceloLins68 e @gugachacra: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/FN3Jhv3F3F
No entanto, para criar um novo contexto, as peças falsas editam o vídeo. Incluem um trecho antigo que mostra o comentarista Guga Chacra chorando, para dar a entender que essa teria sido a reação do jornalista após o resultado das eleições argentinas, o que é mentira.
O registro original foi gravado no dia 15 de março de 2020, durante o programa Manhattan Connection, à época exibido na GloboNews, enquanto Chacra relatava angústia diante da crise sanitária. Neste momento, o jornalista se emocionou e foi consolado pelo apresentador Lucas Mendes. Portanto, o choro de Guga nada tem a ver com as eleições na Argentina.
Ao contrário de algumas autoridades negligentes e irresponsáveis que tem por aí pelo Brasil, @gugachacra estudou, leu, ouviu, se informou e sabe do que o #COVIDー19 é capaz de fazer num país com 200 milhões. Suas lágrimas me representam.
— Vessoni (@Vessoni) March 16, 2020
pic.twitter.com/DzbeBeo0d0
É fato, porém, que Guga Chacra esteve ao vivo na Globo News durante a apuração e confirmação de que Milei havia sido eleito. No entanto, sua reação não corresponde ao conteúdo viral. Comentários feitos pelo jornalista podem ser vistos aqui e aqui.
A peça falsa também foi desmentida pelo Boatos.com.
As eleições presidenciais na Argentina não escaparam das campanhas desinformativas e nem da replicação do discurso sobre fraude nas eleições, como aconteceu nos Estados Unidos e no Brasil. No entanto, como o resultado das urnas deu a vitória para Milei, o tema fraude praticamente desapareceu das redes.