É falso que governos de EUA e Canadá emitiram alerta sobre frio extremo no Brasil

Compartilhe

Não é verdade que autoridades americanas e canadenses emitiram um alerta sobre a chegada de uma onda de frio extremo no Brasil em 2024. As peças de desinformação compartilham um trecho de um programa da TV Pampa de 2021 que cita dados de modelos meteorológicos internacionais para apontar que havia a possibilidade de frio intenso no Brasil naquele ano. Não houve na época, no entanto, nenhum alerta por parte de autoridades estrangeiras, que também não se pronunciaram recentemente.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 790 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos e curtidas no Facebook e no Instagram até a tarde desta quarta-feira (24).


Selo falso

Frio extremo pode chegar no Brasil (...) em 2024 e adiante

Trecho de programa da TV Pampa exibido em 2021 sobre possibilidade de frio extremo circula como se fosse atual

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse atual um trecho do programa Atualidades, da TV Pampa, exibido em 23 de julho de 2021, em que comentaristas citam a possibilidade da chegada de uma onda de frio extremo ao país, que atingiria principalmente os estados da região Sul.

A previsão citada pelos apresentadores foi feita pelo MetSul e usou modelos meteorológicos americanos e canadenses. De fato, o resultado foi que havia a possibilidade de temperaturas excepcionalmente baixas para o Sul do Brasil naquele momento. Diferentemente do que alega o apresentador que aparece no vídeo, no entanto, autoridades americanas e canadenses não emitiram qualquer alerta sobre o tema naquela época.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão oficial responsável pelo monitoramento climático do Brasil, a menor temperatura registrada na onda de frio que atingiu o país no final de julho de 2021 foi de -8,6 ºC, em Bom Jardim da Serra (SC).

Leia mais
Nas Redes Vídeos não mostram tsunami no Rio de Janeiro em 31 de dezembro
Nas Redes Recuo do mar em Maceió é natural e não é indício de tsunami

Aos Fatos não localizou na imprensa, no Inmet, ou em portais de serviços de meteorologia internacionais, como o dos Estados Unidos e o do Canadá, qualquer alerta recente sobre frio intenso no Brasil.

Há avisos, no entanto, sobre fortes chuvas. Na última terça-feira (23), o Inmet emitiu um alerta e colocou dez estados sob perigo de tempestade. Já o Climatempo alertou nesta quarta (24) que a entrada constante de umidade marítima e a formação de uma área de baixa pressão no mar, na altura da região Sudeste, deve colaborar para a formação de nuvens carregadas no litoral paulista nos próximos dias.

Referências

  1. YouTube
  2. MetSul
  3. Inmet
  4. g1
  5. Climatempo (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores