É falso que Bolsonaro fechou refinaria Abreu e Lima

Por Luiz Fernando Menezes

1 de fevereiro de 2024, 17h49

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou Pernambuco no final de janeiro para inaugurar uma refinaria que havia sido fechada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O vídeo que tem circulado nas redes mostra o petista em evento na refinaria Abreu e Lima, que continuou funcionando na gestão passada. O evento, na verdade, marcou a continuação das obras de expansão das instalações, que haviam sido paralisadas em 2015, durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

A informação enganosa acumulava ao menos 3.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (26).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Lula chega a Pernambuco e reinaugura refinaria fechada pelo Bolsonaro

Posts enganam ao alegar que presidente Lula visitou Pernambuco no final de janeiro para inaugurar uma refinaria que havia sido fechada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

São mentirosas as publicações que afirmam que um vídeo mostra o presidente Lula durante a reinauguração de uma refinaria que teria sido fechada durante o governo Bolsonaro (PL). As imagens foram registradas no dia 18 de janeiro, em Ipojuca (PE), quando o presidente anunciou a retomada de obras na refinaria Abreu e Lima – que, ao contrário do que afirmam as peças de desinformação, não parou de funcionar.

A Abreu e Lima, na verdade, não está totalmente completa. Apesar de ter iniciado o refino em 2014, parte das obras foram paralisadas em 2015, durante o governo Dilma (PT). Veja, abaixo, uma linha do tempo:

Leia mais
Nas Redes Lula não confessou que conta mentiras até se tornarem ‘verdade na cabeça do povo’

Empregos. Aos Fatos não encontrou nenhuma informação sobre o número de trabalhadores que teriam sido “demitidos por Bolsonaro”. A refinaria chegou a ter 40 mil funcionários em 2014, mas a grande parte foi demitida após o início das investigações. Segundo o Sindipetro-PE, em 2015, o número caiu para 3.500 funcionários.

É fato, no entanto, que a gestão atual sinalizou que pretende recontratar pessoas dispensadas após a paralisação, em 2015. O governo federal estima que, quando totalmente finalizada, a refinaria pode gerar até 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos, além de dobrar a capacidade de refino. A previsão é que o término ocorra em 2028.

Referências:

1. Tik Tok
2. g1 (Fontes 1, 2 e 3)
3. Petrobras
4. CBN Recife
5. Folha de S.Paulo
6. Governo Federal
7. Diário de Pernambuco

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.