🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Exército não prendeu policiais federais em acampamento bolsonarista em Brasília

Por Marco Faustino

22 de dezembro de 2022, 16h35

Não é verdade que três policiais federais foram presos pela Polícia do Exército durante um tumulto no acampamento bolsonarista em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, na quarta-feira (21), como afirmam nas redes sociais. Na ocasião, agentes da PF foram hostilizados por manifestantes e, por isso, precisaram ser escoltados até o carro por militares da força armada, que negou ter havido prisões.

Publicações com a alegação enganosa acumulavam 11 mil compartilhamentos no Facebook, 1.500 retuítes, 13 mil curtidas no Instagram, 700 mil visualizações no TikTok, e circulam também no YouTube e no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

Posts enganam ao dizer que policiais federais foram presos pela Polícia do Exército em Brasília na quarta-feira (21), o que é falso

Policiais federais não foram presos pela Polícia do Exército durante um tumulto ocorrido no acampamento bolsonarista em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, na quarta-feira (21). Em nota ao Aos Fatos, o Exército negou as prisões e disse que os militares apenas escoltaram os três agentes para garantir a segurança deles.

Os policiais federais estavam descaracterizados e foram hostilizados por manifestantes bolsonaristas, segundo o site Metrópoles. Aos Fatos não conseguiu apurar o motivo que levou os agentes ao acampamento.

De acordo com o Exército, militares que patrulhavam a região no momento da confusão acompanharam os policiais até uma viatura para garantir a segurança. Ninguém foi preso.

No início de novembro, o gramado em frente ao QG do Exército começou a ser ocupado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que não aceitam a derrota para Lula (PT). Os manifestantes também pedem um golpe de Estado, por meio de intervenção militar.

Referências:

1. Metrópoles
2. O Tempo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.