Estátua de bronze de Lula nos EUA integrou exposição temporária em 2014

Por Luiz Fernando Menezes

5 de fevereiro de 2024, 16h25

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja a única personalidade viva que tem uma estátua em exibição nas proximidades da Casa Branca. As peças com essa alegação enganosa mostram uma obra que integrava uma exibição temporária, ocorrida em 2014, na sede da OEA (Organização dos Estados Americanos) nos Estados Unidos e que não tinha relação com o governo norte-americano.

A peça de desinformação acumulava mais de 2.500 compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Kwai e no TikTok até a tarde desta segunda-feira (5).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

O Lula é a única personalidade viva que tem em sua homenagem uma estátua de bronze instalada ao lado da Casa Branca.

Foto mostra busto de Lula junto de legenda que diz que ele seria ‘o maior estadista do mundo’

São mentirosas as publicações que dizem que um busto do presidente Lula está instalado em um parque ao lado da Casa Branca, nos Estados Unidos, e que ele seria a única personalidade viva com homenagem semelhante. Conforme verificado por Aos Fatos via busca reversa, a estátua foi parte de uma exposição temporária nos jardins da OEA, em Washington, em 2014.

Apesar de ter sido exposta nas proximidades da Casa Branca, a obra não tinha relação com o governo americano. Na verdade, a peça fazia parte de uma exibição organizada pelo AMA (Museu de Arte das Américas) em parceria com a Missão Permanente da OEA na China e a Embaixada Chinesa nos Estados Unidos.

O busto de bronze mostrado na foto é, na verdade, uma réplica de uma estátua semelhante produzida pelo artista chinês Yuan Xikum para a exposição “A América nos olhos de Yuan Xikum”. A exposição original ocorreu no Jardim das Esculturas da Amizade Internacional de Pequim e era composta por mais onze homenageados, como o escritor Gabriel García Márquez e o presidente americano Abraham Lincoln.

A exposição também foi temporária: ela teve início em maio de 2014 e terminou no dia 1º de agosto do mesmo ano. Nos registros disponíveis no Google Maps é possível verificar que o busto de Lula esteve exposto em junho de 2014 mas, na foto seguinte, datada de julho de 2015, já não estava mais no local (veja abaixo).

 Imagem superior mostra jardim da OEA com bustos de personalidade em junho de 2014; imagem inferior mostra o mesmo local em julho de 2015, já sem as obras
Exposição. Busto de Lula e outras personalidades ficou à mostra na OEA entre maio e agosto de 2014 (Reprodução/Google Maps)

A AFP Checamos também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1. Folha de S.Paulo
2. AMA
3. Jornal do Brasil
4. O Dia
5. Google Maps

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.