🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem tweet em que José Dirceu diz que caçará fascistas no Brasil

Por Marco Faustino

11 de janeiro de 2021, 15h43

Não é verdade que José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula (PT), postou no Twitter que caçará fascistas no Brasil após a derrota de Donald Trump nos EUA, conforme alegam postagens nas redes (veja aqui). O tweet que circula nas publicações é uma montagem e o perfil mostrado não existe na plataforma. Tal mensagem também não consta nos perfis oficiais mantidos pelo petista no Twitter, no Facebook e no Instagram.

O conteúdo desinformativo reunia ao menos 2.100 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (11) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). Um dos perfis que obteve maior alcance com a mensagem enganosa foi o de Olavo de Carvalho.


"Estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos o Trump, agora nosso foco é o Brasil e caçar cada um dos fascistas de direita. Como fizemos em toda a América Latina e estamos fazendo no mundo todo"

A imagem contendo o falso tweet atribuído a José Dirceu vem sendo disseminada para alegar que o ex-ministro da Casa Civil durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito que caçará fascistas no Brasil. O perfil indicado na imagem não existe, e sequer poderia ser utilizado no Twitter — a plataforma não permite acento gráfico nos nomes de usuários. Além disso, a formatação da mensagem é incompatível com a utilizada pela rede social.

Aos Fatos não encontrou nenhuma declaração pública do ex-ministro, atualmente colunista do site Poder 360, que reproduzisse total ou parcialmente a mensagem falsa. Tampouco esse post foi publicado nos perfis mantidos por Dirceu no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Por meio de seu advogado, Dr. Roberto Podval, José Dirceu enviou uma nota ao Aos Fatos sobre o caso, dizendo que: "Trata-se de mais uma postagem fake, minhas opiniões são públicas, e sempre via meus artigos ou entrevistas. Em boa hora, a checagem independente tem desmascarado esses farsantes, que infringem a lei, e devem responder por seus atos".

Esta peça de desinformação também foi checada por Boatos.org.

Referências:

1. Twitter (Fontes 1 e 2)
2. Poder 360
3. Instagram
4. Facebook
5. Boatos.org

Esta checagem foi atualizada às 18h13, do dia 11 de janeiro de 2021, para acrescentar a resposta de José Dirceu.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.