É montagem tweet em que José Dirceu diz que caçará fascistas no Brasil

Compartilhe

Não é verdade que José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula (PT), postou no Twitter que caçará fascistas no Brasil após a derrota de Donald Trump nos EUA, conforme alegam postagens nas redes (veja aqui). O tweet que circula nas publicações é uma montagem e o perfil mostrado não existe na plataforma. Tal mensagem também não consta nos perfis oficiais mantidos pelo petista no Twitter, no Facebook e no Instagram.

O conteúdo desinformativo reunia ao menos 2.100 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (11) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). Um dos perfis que obteve maior alcance com a mensagem enganosa foi o de Olavo de Carvalho.


"Estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos o Trump, agora nosso foco é o Brasil e caçar cada um dos fascistas de direita. Como fizemos em toda a América Latina e estamos fazendo no mundo todo"

A imagem contendo o falso tweet atribuído a José Dirceu vem sendo disseminada para alegar que o ex-ministro da Casa Civil durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito que caçará fascistas no Brasil. O perfil indicado na imagem não existe, e sequer poderia ser utilizado no Twitter — a plataforma não permite acento gráfico nos nomes de usuários. Além disso, a formatação da mensagem é incompatível com a utilizada pela rede social.

Aos Fatos não encontrou nenhuma declaração pública do ex-ministro, atualmente colunista do site Poder 360, que reproduzisse total ou parcialmente a mensagem falsa. Tampouco esse post foi publicado nos perfis mantidos por Dirceu no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Por meio de seu advogado, Dr. Roberto Podval, José Dirceu enviou uma nota ao Aos Fatos sobre o caso, dizendo que: "Trata-se de mais uma postagem fake, minhas opiniões são públicas, e sempre via meus artigos ou entrevistas. Em boa hora, a checagem independente tem desmascarado esses farsantes, que infringem a lei, e devem responder por seus atos".

Esta peça de desinformação também foi checada por Boatos.org.

Compartilhe

Leia também

falsoNão há registros de gás de cozinha adulterado com metanol

Não há registros de gás de cozinha adulterado com metanol

falsoGoverno não anunciou aumento na aposentadoria a partir de 10 de outubro

Governo não anunciou aumento na aposentadoria a partir de 10 de outubro

não é bem assimNão é verdade que autoridades iranianas suspenderam o uso obrigatório do hijab

Não é verdade que autoridades iranianas suspenderam o uso obrigatório do hijab

fátima
Fátima