É montagem foto que mostra Lula sendo perseguido por policiais em protesto

Compartilhe

Não é real a foto que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perseguido por policiais em um protesto na década de 1960, como alegam publicações nas redes sociais (veja aqui). O rosto do petista foi inserido digitalmente sobre uma imagem do fotógrafo Evandro Teixeira que registra o espancamento de um estudante de medicina durante uma passeata contra a ditadura militar, em junho de 1968, no Rio de Janeiro.

Postagens recentes com a montagem acumulavam mais de 40 mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (30).


Selo falso

É uma montagem a foto em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tropeça ao ser perseguido por dois policiais. A original, registrada pelo fotógrafo Evandro Teixeira e publicada em 22 de junho de 1968 no Jornal do Brasil, mostra um estudante de medicina que foi espancado pela polícia durante um protesto contra a ditadura militar no Rio de Janeiro. O rosto do petista foi inserido digitalmente sobre o do manifestante.

A forte repressão policial ao protesto realizado naquele dia pelo movimento estudantil fez a data ficar conhecida na época como a “Sexta-feira sangrenta”. De acordo com relato de Texeira à Folha de S.Paulo, "o rapaz [da foto] levou uma bordoada tão violenta que se desequilibrou e caiu, batendo a cabeça no meio-fio".

Assim que os policiais perceberam que Teixeira registrava a cena, partiram para cima do fotógrafo, que correu e conseguiu escapar. Por isso, não se sabe o destino do manifestante, que não teve o nome divulgado. Acredita-se que ele foi um dos 28 mortos naquele dia.

Aos Fatos não encontrou registro de que Lula participou da manifestação. Naquela época, o petista trabalhava na Metalúrgica Villares, em São Bernardo do Campo (SP).

Uma versão da foto com melhor resolução pode ser encontrada no artigo do Memorial da Democracia sobre a repressão ao protesto de 21 de junho de 1968 (veja abaixo). A comparação entre a imagem original e a das peças de desinformação evidencia que o rosto de Lula foi inserido na foto por meio de edição.


Montagem. Foto usada nas publicações foi editada para inserir perfil do ex-presidente Lula

O Fato ou Fake desmentiu a publicação em 2018 e a Agência Lupa também checou a falsa alegação em 2019.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoFoi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

Foi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

falsoGravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

Gravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

Vídeos gerados com Sora 2 desinformam e somam mais de 40 milhões de visualizações no TikTok

Vídeos gerados com Sora 2 desinformam e somam mais de 40 milhões de visualizações no TikTok

fátima
Fátima