Vídeo não mostra drone iraniano preso em fiação elétrica após ataque a Israel

Por Luiz Fernando Menezes

16 de abril de 2024, 17h20

Não foi registrado após o ataque do governo iraniano contra Israel no último final de semana o vídeo que mostra um drone preso na fiação elétrica em uma região rural. As publicações usam uma gravação feita na Síria que está disponível nas redes desde fevereiro deste ano e que não tem qualquer relação com o lançamento de mísseis ocorrido no último sábado (13).

O vídeo com o falso contexto acumulava ao menos 15 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta terça-feira (15).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Um dos drones kamikaze disparados pelo Irã contra Israel ficou preso em cabos de energia.

Vídeo mostra drone preso em cabos de energia

Publicações nas redes enganam ao alegar que uma gravação que mostra um drone preso na fiação elétrica registra um míssil iraniano interceptado que não conseguiu atingir Israel no último sábado (13). Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que as imagens estão disponíveis nas redes ao menos desde fevereiro deste ano.

De acordo com o veículo de imprensa sírio Al Sharqiya, as imagens mostram um drone de origem não identificada preso nos cabos elétricos de Deir al-Zour, no leste da Síria. Como não há informações mais detalhadas do endereço e não é possível visualizar pontos turísticos nas imagens, Aos Fatos não conseguiu confirmar a informação.

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra aglomeração de fãs do cantor Louis Tomlinson, não pânico em Israel após ataques do Irã
Nas Redes Gravação de ataque do Hamas circula como se mostrasse mísseis iranianos interceptados por Israel
Nas Redes Posts enganosos compartilham animação 3D como se fosse registro de ataque iraniano contra Israel

A peça de desinformação viralizou nas redes brasileiras e internacionais após o ataque do Irã a Israel no último sábado (13). O governo iraniano lançou cerca de 300 mísseis, que acabaram sendo interceptados antes de atingirem a base aérea de Nevatim, alvo de Teerã.

O ataque aconteceu em resposta ao bombardeio israelense no consulado em Damasco, na Síria, no início deste mês. Após a interceptação, o Irã anunciou que não lançaria mais mísseis.

Referências:

1. X (@alsharqia24news)
2. g1
3. BBC Brasil
4. CNN Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.