🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto em que Lula aparece com camisa dos irmãos Metralha

Por Priscila Pacheco

27 de setembro de 2021, 16h14

Não é verdadeira a foto que circula nas redes sociais em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece usando uma camisa com estampa dos irmãos Metralha (veja aqui). A imagem dos personagens da Disney foi inserida digitalmente sobre o registro original, que mostra o petista vestido com uma peça que traz o desenho de João Ferrador, mascote do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista.

Este conteúdo enganoso acumula ao menos 12.271 compartilhamentos em publicações no Facebook nesta segunda-feira (27).


A foto que circula nas redes sociais em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece usar uma camisa com a estampa dos irmãos Metralha é uma montagem. No registro original, a camiseta mostra João Ferrador, mascote do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, criado em 1972.

Por meio da lupa de aumento do InVID, ferramenta de verificação de fotos e vídeos, Aos Fatos constatou que a figura dos Irmãos Metralha aparece dentro de um círculo branco que cobre a ponta da barba de Lula, o que indica uma colagem. Além disso, a montagem elimina uma sombra e uma dobra da camiseta abaixo da mão de Lula, que constam no registro original.

Aos Fatos não conseguiu localizar a data e a situação registrada na foto original, mas identificou informações de que Lula e operários costumavam usar camisetas com a imagem de João Ferrador nas décadas de 1970 e 1980. Há outros registros disponíveis na internet que mostram Lula com a camiseta (veja abaixo).

Já a montagem circula na rede ao menos desde 2015. Em fevereiro daquele ano, o jornalista Reinaldo Azevedo publicou um texto em seu blog na Veja em que afirmava que a imagem era uma manipulação. “Como criei o termo “petralha”, que funde 'petista' com 'metralha', acreditam que estamos diante de um achado. Pois é. Seria coincidência demais para ser verdade. Ocorre que a imagem acima é uma montagem”, escreveu.

João Ferrador foi criado pelo cartunista Hélio Vargas e redesenhado pela Laerte. As suas histórias representavam a indignação contra injustiças sociais e aparecia na Tribuna Metalúrgica, jornal do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, entre 1972 e 1980. Já os irmãos Metralha são um grupo de ladrões atrapalhados criado pelo ilustrador Carl Barks na década de 1950 para a Disney.

Referências:

1. CNM/CUT Brasil
2. InVID
3. Folha de S. Paulo
4. Senado
5. Opera Mundi
6. Diário de Pernambuco
7. D23
8. Veja


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.