É montagem conversa de Ciro Gomes com líder do PCC

Compartilhe

Trata-se de uma montagem o áudio com um diálogo de Ciro Gomes (PDT) e um “líder da facção” PCC (Primeiro Comando da Capital) que circula em postagens nas redes sociais (veja aqui). A peça de desinformação alterna trechos de uma entrevista com o político cearense com interceptações telefônicas de integrantes da organização criminosa feitas em 2019 pela PF (Polícia Federal).

A montagem acumulava ao menos 8.000 compartilhamentos em publicações no Facebook até a tarde desta quinta-feira (8). Todas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Não é verídico o diálogo de Ciro Gomes e uma liderança do PCC (Primeiro Comando da Capital), como tem sido veiculado em publicações nas redes sociais. A montagem foi produzida a partir de duas fontes distintas: uma entrevista do político cearense ao canal do humorista Maurício Meirelles veiculada em setembro de 2019 e trechos de conversas entre integrantes da facção criminosa interceptados pela PF (Polícia Federal) no ano passado.

Conforme pode ser verificado no vídeo original (abaixo), trechos utilizados na peça, como a parte em que Gomes diz que “estão torturando alguém”, não têm nenhuma relação com o PCC ou com o crime organizado, mas sim com os problemas enfrentados quando governou o Ceará.

Ciro Gomes também não foi citado no documento da PF sobre a Operação Cravada, que tinha o objetivo de desarticular o núcleo financeiro do PCC. Iniciada em fevereiro de 2019, a ação foi responsável pela identificação e pelo bloqueio de mais de 400 contas bancárias em todo o país.

No Twitter, o candidato à Presidência da República pelo PDT em 2018 classificou a peça como “a mais nova fake news” contra ele nas redes sociais. O Boatos.org e a Agência Lupa também desmentiram esta peça de desinformação.

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima