É montagem capa da Veja com declarações de Lula sobre ministros do STF

Compartilhe

Trata-se de uma montagem a capa da revista Veja que circula em posts nas redes sociais (veja aqui) atribuindo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarações sobre ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), como "O Gilmar me deve favores" e "Lewandowski nunca me traiu". A edição original, que estampa o rosto do petista, saiu em 2015 e destacava a delação premiada do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro.

Esta peça de desinformação circulou primeiro em 2019, mas voltou a ser compartilhada nas redes nas últimas semanas, após decisão do STF que favoreceu Lula. Nesta sexta-feira (30), publicações com a montagem acumulavam ao menos 5.000 compartilhamentos no Facebook, onde foram sinalizadas como desinformação na ferramenta da rede social (saiba como funciona).


É falsa a capa da Veja que circula em posts nas redes sociais com supostas declarações do ex-presidente Lula (PT) a respeito de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). A imagem é uma adulteração da edição 2.456 da revista, de julho de 2015, que destacou a delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, à Lava Jato.

Como Aos Fatos mostra abaixo, foram inseridas sobre a capa original lágrimas ao rosto de Lula e frases que grafam incorretamente o nome dos magistrados (Toffoli não possui acento e Lewandowski é terminado com “i” e não com a letra “y”). Busca no acervo da Veja revelou ainda que não houve edição em 26 de abril de 2016, data estampada na montagem.

Peças de desinformação sobre Lula voltaram a viralizar após o STF ter anulado as condenações do petista. Nas últimas semanas, Aos Fatos desmentiu que o diretor-geral da PF (Polícia Federal), Paulo Maiurino, teria sugerido que Lula estaria envolvido no atentado contra Jair Bolsonaro, então candidato à Presidência da República durante a campanha de 2018, e que um balão com o rosto do ex-presidente teria caído em um presídio de segurança máxima.

O Estadão Verifica também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências

  1. Veja (1 e 2)
  2. STF
  3. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’