É falso que pesquisa mostra que Bolsonaro lidera disputa presidencial em todos os estados

Por Marco Faustino

8 de novembro de 2021, 14h12

Não é verdade que o Instituto Paraná Pesquisas publicou levantamento em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera as intenções de voto para a disputa presidencial de 2022 em todos os estados do Brasil, como dizem publicações nas redes sociais (veja aqui). O instituto negou ao Aos Fatos a veracidade dos dados, que divergem dos apresentados em outras pesquisas publicadas neste ano.

O conteúdo enganoso acumulava ao menos 1.900 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (8).


Selo falso

Paraná Pesquisas. Registrado no TSE. Bolsonaro vence em todos os estados. Isto significa que o povo agora quer uma renovação total no Brasil (...) Entendeu porque “eles” não querem voto impresso auditável? Só na fraude para tirar Borono da reeleição

Postagens nas redes sociais afirmam que o Instituto Paraná Pesquisas fez um levantamento que indica que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera as intenções de voto para a disputa presidencial em todos os estados, o que é falso. Aos Fatos não encontrou, nas pesquisas publicadas no site do instituto, os dados que aparecem na imagem compartilhada. Além disso, o Paraná Pesquisas negou que tenha publicado ou realizado o levantamento citado nas peças de desinformação.

A mais recente pesquisa nacional do instituto sobre as intenções de voto à Presidência da República foi divulgada em 29 de julho deste ano. O levantamento mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em um dos quatro cenários sugeridos pelo instituto, com Bolsonaro em segundo lugar. Em três deles, o petista aparece tecnicamente empatado com o atual mandatário em razão da margem de erro da pesquisa. Não há discriminação de percentuais por estado.

Aos Fatos encontrou levantamentos realizados em 2021 pelo Paraná Pesquisas em que Bolsonaro liderava nos cenários projetados pelo instituto em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina. Os percentuais, entretanto, são menores do que os citados na peça de desinformação. Na Bahia, no Ceará e em Pernambuco, ele ocupava o segundo lugar.

Um outro levantamento, feito em Alagoas, mostra Bolsonaro na liderança, com 29,2% das intenções de voto, em um cenário no qual o candidato do PT é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Bolsonaro aparece em segundo lugar em dois cenários nos quais Lula é o postulante petista, com os percentuais de 26,8% e 29,9%. Todos os valores são menores do que o registrado na peça de desinformação.

Na imagem que compõe a desinformação está escrito ainda que a suposta pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que é falso. Não há levantamento referente às eleições de 2022 registrado na corte, que exige essa formalização apenas durante o período eleitoral.

Pesquisas feitas por outros institutos no fim de outubro também apontam um cenário divergente do que consta da peça de desinformação. Segundo levantamento do PoderData publicado em 27 de outubro, Lula lidera a disputa presidencial com 35% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro. Já a pesquisa XP/Ipespe divulgada em 3 de novembro aponta que o petista tem 31% contra 24% do atual mandatário.

Peça de desinformação semelhante circula desde 2018, quando também foi checada como falsa pela Lupa.

Referências:

1. Paraná Pesquisas (Fontes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)
2. TSE
3. Poder 360
4. Infomoney


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.