🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Luciano Hang doou 200 cilindros de oxigênio para o Amazonas

Por Marco Faustino

26 de janeiro de 2021, 17h48

Não é verdade que o dono da Havan, Luciano Hang, doou 200 cilindros de oxigênio para o Amazonas, conforme afirmam postagens nas redes (veja aqui). O boato foi desmentido pela assessoria da rede varejista e pelo governo do Amazonas. Além disso, não há menção sobre doações do insumo nos perfis do empresário ou de suas lojas nas redes sociais.

Luciano Hang informou, em publicação no Instagram, na noite da última quarta-feira (27), que faria uma doação de 200 cilindros para Manaus. Na postagem o empresário escreveu que 50 cilindros doados chegariam à cidade nesta quinta-feira (28) e outros 150 até a próxima semana. Essa informação, no entanto, não altera o selo da checagem, pois o conteúdo circulava antes do anúncio da doação dos cilindros e chegou a ser desmentido pela assessoria da Havan na terça-feira (26).

O conteúdo enganoso reunia ao menos 74.594 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (26) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


Luciano Hang doou 200 cilindros de oxigênio para o Amazonas

É falso que o empresário Luciano Hang doou cilindros de oxigênio para o Amazonas. O boato foi desmentido tanto pela rede de lojas que ele comanda, a Havan, como pelo governo do estado, que disse não ter recebido tais doações.

O Aos Fatos também não encontrou qualquer menção a doações nas contas em redes sociais do empresário (confira aqui, aqui e aqui) ou da Havan (confira aqui e aqui). Tampouco a empresa promoveu ações para angariar recursos para o Amazonas.

O boato começou a circular nas redes sociais logo após a imprensa noticiar que Hang havia sido internado com Covid-19 em um hospital de São Paulo. Ele recebeu alta dias depois.

Esta peça de desinformação também foi checada pela AFP Checamos e Boatos.org.

Referências:

1. YouTube
2. Linkedin
3. Instagram (Fontes 1 e 2)
4. Facebook
5. Havan
6. G1
7. Jovem Pan
8. CNN Brasil
9. AFP Checamos
10. Boatos.org


O texto foi alterado no dia 28 de janeiro, às 18h08, para incluir uma atualização. Na noite de 27 de janeiro, o empresário Luciano Hang informou que faria uma doação de 200 cilindros para Manaus. Essa informação não altera o selo da checagem, pois o conteúdo checado circulava antes de Hang anunciar a doação dos cilindros e chegou a ser desmentido pela assessoria da Havan.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.