🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Crivella lidere intenções de voto na véspera do 2º turno no Rio

Por Bernardo Barbosa

28 de novembro de 2020, 18h17

É falso que o prefeito do Rio e candidato à reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos), esteja à frente nas intenções de voto neste sábado (28), véspera do segundo turno, como diz um post no Facebook (veja aqui). Pesquisas publicadas neste sábado mostram seu adversário, Eduardo Paes (DEM), à frente. Paes lidera as pesquisas na cidade desde o primeiro turno.

O post com a peça de desinformação já tinha mais de 700 compartilhamentos no Facebook na tarde de sábado e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Jogo virou dando: 55% Crivella. 45% EDUARDO. IBOPE SE CALOU !!!!!!!!

Não é verdade que Marcelo Crivella, candidato à reeleição para a Prefeitura do Rio, esteja liderando pesquisas de intenção de voto, como diz uma publicação que circula no Facebook neste sábado (28). O adversário de Crivella, Eduardo Paes, está na frente na preferência do eleitorado desde as sondagens feitas no primeiro turno.

Paes aparece na frente nas últimas pesquisas divulgadas. Na pesquisa do Datafolha publicada neste sábado pelo G1, o candidato do DEM tinha 68% dos votos válidos, contra 32% para Crivella. Na pesquisa do Real Time Big Data publicada no mesmo dia pela CNN Brasil, Paes tinha 68% dos votos válidos e Crivella, 32%.

A última pesquisa do Ibope foi divulgada na quarta (25). Naquele dia, Paes tinha 65% dos votos válidos, contra 35% para Crivella. Segundo o registro de pesquisas eleitorais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Ibope publicará uma nova pesquisa ainda neste sábado.

Paes sempre liderou as pesquisas de intenção de voto no Rio, como pode ser verificado nos sites do Ibope e do Datafolha.

Referências:

1. G1 (1, 2)
2. CNN Brasil
3. TSE
4. Ibope
5. Datafolha


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.