É falso que criança foi presa em Nova York por estar sem passaporte da vacina

Por Priscila Pacheco

24 de janeiro de 2022, 19h11

Não é verdade que uma menina de nove anos foi presa em Nova York (EUA) por não ter o comprovante de vacinação contra Covid-19, o passaporte da vacina, como alegam posts (veja aqui). A criança não chegou a ser detida, mas sim sua mãe, que protestava contra a exigência do documento no Museu Americano de História Natural. Os manifestantes foram levados para a delegacia por se recusarem a deixar o museu após o fim do horário de visitação.

O vídeo que mostra o momento em que a menina é escoltada por policiais para acompanhar a mãe até a delegacia reunia ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (24) e também circula no Instagram e no Twitter.


Selo falso

Em Nova York, uma garotinha de 9 anos de idade foi presa por não ter passaporte da vacina. Não é por Saúde, é por controle!

Um vídeo que mostra o momento em que uma menina é acompanhada por policiais até uma viatura tem sido compartilhado como se ela tivesse sido presa por não apresentar o passaporte vacinal em um museu de Nova York, nos EUA, o que não é verdade. Quem foi detida na ocasião foi a mãe da criança, que precisou acompanhá-la até a delegacia.

O caso ocorreu no dia 19 de janeiro, quando um grupo de pessoas foi barrado pela falta do comprovante de vacinação no Museu Americano de História Natural e iniciou um protesto contra a medida. Segundo a polícia local, os agentes foram acionados para retirar os manifestantes, que se recusavam a sair após o fim do horário de visitação.

Seis adultos, incluindo a mãe da menina, foram detidos e encaminhados à delegacia. A criança foi levada para ficar junto com a responsável, mas não foi presa. Os manifestantes foram indiciados por invasão e, posteriormente, liberados.

O passaporte da vacina é exigido hoje em Nova York para acessar ambientes fechados.

Esta peça de desinformação já foi checada nos EUA pela AP News.

Referências:

1. Museu Americano de História Natural
2. Governo de Nova York


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.