🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que CEO da Pfizer não foi vacinado contra Covid-19

Por Priscila Pacheco

20 de setembro de 2021, 17h35

Postagens nas redes sociais distorcem e falseiam fatos ao alegar que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, cancelou recentemente uma viagem a Israel porque não foi vacinado contra a Covid-19 (veja aqui). A mudança de planos ocorreu em março deste ano e, mesmo naquela época, o executivo já havia recebido a primeira dose do imunizante. A segunda foi aplicada três dias após o anúncio do cancelamento.

Esta peça de desinformação tem sido compartilhada no Facebook, onde reunia ao menos centenas de compartilhamentos, e no WhatsApp (Fale com Fátima).


Selo falso

Com a marca d'água de falso por cima, reprodução de mensagem que circulou nas redes com a foto do CEO da Pfizer, Albert Bourla, de terno e óculos, e a informação mentirosa de que ele não teria se vacinado contra a Covid-19

Não é verdade que Albert Bourla, CEO da Pfizer, cancelou recentemente uma viagem que faria a Israel porque não se vacinou contra a Covid-19. As postagens checadas trazem um enunciado do Jerusalem Post, mas omitem que a notícia foi publicada em 7 de março deste ano, quando, de fato, o executivo anunciou o cancelamento de uma visita ao país. Naquela época, Bourla já havia tomado a primeira dose do imunizante. A segunda foi aplicada três dias depois da desistência da viagem, conforme ele divulgou no Twitter.

O executivo apresentou como motivo para o cancelamento da viagem o fato de não estar completamente vacinado, embora a entrada de pessoas nessa situação não fosse proibida em Israel. Em fevereiro, o jornal Haaretz noticiou que cientistas e acadêmicos mandaram uma carta a Bourla pedindo para que ele adiasse a visita para evitar exploração política pelo então premiê Binyamin Netanyahu.

Em dezembro, o CEO da farmacêutica, que tem 59 anos, disse em entrevistas às emissoras CNN e CNBC que não furaria a fila da vacinação e que esperaria sua vez no cronograma estabelecido em Nova York (EUA), onde mora. Na época, Aos Fatos checou postagem enganosa de que ele havia dito que não tomaria o imunizante da Pfizer.

Referências:

1. Jerusalem Post
2. Twitter Albert Bourla
3. Ministério da Saúde de Israel
4. Haaretz
5. CNN
6. CNBC


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.