Publicações nas redes sociais (veja aqui) enganam ao alegar que o presidente dos EUA, Joe Biden, abandonou a Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira (22) enquanto o presidente Jair Bolsonaro discursava. O mandatário americano deixou a sala cerca de 12 minutos antes do início da fala do brasileiro e retornou cerca de uma hora e meia depois. A Casa Branca afirmou que Biden saiu da conferência para resolver um "assunto urgente".
A peça de desinformação reunia ao menos 3.000 compartilhamentos e foi marcada com o selo FALSO da ferramenta de verificação do Facebook (veja como funciona).
Presidente dos EUA sai da sala no momento da fala de Bolsonaro na Cúpula do Clima
Não é verdade que o presidente dos EUA, Joe Biden, deixou a Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira (22) durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro. A reunião pode ser acompanhada ao vivo, e no vídeo disponível no canal oficial do evento é possível verificar que Biden sai da sala de transmissão antes de o presidente da Argentina, Alberto Fernández, começar a discursar.
Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita, também falaram enquanto o americano esteve ausente. Só então teve início o discurso de Bolsonaro, cerca de 12 minutos após Biden deixar a sala.
Procurada por Aos Fatos, a Casa Branca disse que a saída do presidente americano ocorreu devido a um “assunto urgente”, sem especificar qual. "Sua ausência temporária não teve nenhuma conexão com qual líder estava falando, e ele retornou à sessão o mais rápido possível”, disse, em um trecho da nota.
O americano ficou fora por 1 hora e 15 minutos e retomou a liderança do evento na abertura do segundo bloco. Anthony Blinken, Secretário de Estado dos EUA, moderou o debate até que Biden retornasse.
Colaboração de Luiz Fernando Menezes