🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Biden saiu da Cúpula do Clima no momento do discurso de Bolsonaro

Por Priscila Pacheco

22 de abril de 2021, 19h34

Publicações nas redes sociais (veja aqui) enganam ao alegar que o presidente dos EUA, Joe Biden, abandonou a Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira (22) enquanto o presidente Jair Bolsonaro discursava. O mandatário americano deixou a sala cerca de 12 minutos antes do início da fala do brasileiro e retornou cerca de uma hora e meia depois. A Casa Branca afirmou que Biden saiu da conferência para resolver um "assunto urgente".

A peça de desinformação reunia ao menos 3.000 compartilhamentos e foi marcada com o selo FALSO da ferramenta de verificação do Facebook (veja como funciona).


Presidente dos EUA sai da sala no momento da fala de Bolsonaro na Cúpula do Clima

Não é verdade que o presidente dos EUA, Joe Biden, deixou a Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira (22) durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro. A reunião pode ser acompanhada ao vivo, e no vídeo disponível no canal oficial do evento é possível verificar que Biden sai da sala de transmissão antes de o presidente da Argentina, Alberto Fernández, começar a discursar.

Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita, também falaram enquanto o americano esteve ausente. Só então teve início o discurso de Bolsonaro, cerca de 12 minutos após Biden deixar a sala.

Procurada por Aos Fatos, a Casa Branca disse que a saída do presidente americano ocorreu devido a um “assunto urgente”, sem especificar qual. "Sua ausência temporária não teve nenhuma conexão com qual líder estava falando, e ele retornou à sessão o mais rápido possível”, disse, em um trecho da nota.

O americano ficou fora por 1 hora e 15 minutos e retomou a liderança do evento na abertura do segundo bloco. Anthony Blinken, Secretário de Estado dos EUA, moderou o debate até que Biden retornasse.

Colaboração de Luiz Fernando Menezes

Referências:

1. Site do Departamento de Estados dos EUA
2. YouTube da Cúpula de Líderes sobre o Clima


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.