É falso que Biden saiu da Cúpula do Clima no momento do discurso de Bolsonaro

Compartilhe

Publicações nas redes sociais (veja aqui) enganam ao alegar que o presidente dos EUA, Joe Biden, abandonou a Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira (22) enquanto o presidente Jair Bolsonaro discursava. O mandatário americano deixou a sala cerca de 12 minutos antes do início da fala do brasileiro e retornou cerca de uma hora e meia depois. A Casa Branca afirmou que Biden saiu da conferência para resolver um "assunto urgente".

A peça de desinformação reunia ao menos 3.000 compartilhamentos e foi marcada com o selo FALSO da ferramenta de verificação do Facebook (veja como funciona).


Presidente dos EUA sai da sala no momento da fala de Bolsonaro na Cúpula do Clima

Não é verdade que o presidente dos EUA, Joe Biden, deixou a Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira (22) durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro. A reunião pode ser acompanhada ao vivo, e no vídeo disponível no canal oficial do evento é possível verificar que Biden sai da sala de transmissão antes de o presidente da Argentina, Alberto Fernández, começar a discursar.

Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita, também falaram enquanto o americano esteve ausente. Só então teve início o discurso de Bolsonaro, cerca de 12 minutos após Biden deixar a sala.

Procurada por Aos Fatos, a Casa Branca disse que a saída do presidente americano ocorreu devido a um “assunto urgente”, sem especificar qual. "Sua ausência temporária não teve nenhuma conexão com qual líder estava falando, e ele retornou à sessão o mais rápido possível”, disse, em um trecho da nota.

O americano ficou fora por 1 hora e 15 minutos e retomou a liderança do evento na abertura do segundo bloco. Anthony Blinken, Secretário de Estado dos EUA, moderou o debate até que Biden retornasse.

Colaboração de Luiz Fernando Menezes

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que X suspendeu perfil do ‘Globo’ após notícia sobre atentado contra Trump

É falso que X suspendeu perfil do ‘Globo’ após notícia sobre atentado contra Trump

Com demissões e sem ‘PL das Fake News’, 'big techs' aprofundam apagão de dados sobre moderação

Com demissões e sem ‘PL das Fake News’, 'big techs' aprofundam apagão de dados sobre moderação

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais