🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que atleta grávida venceu corrida de 800 metros em campeonato nos EUA

Por Luiz Fernando Menezes

8 de dezembro de 2021, 16h15

Não é verdade que Alysia Montaño venceu uma corrida de 800 metros em um campeonato nos EUA grávida de cinco meses, como alegam postagens nas redes (veja aqui). A foto que acompanha a afirmação enganosa foi tirada em 2014, quando a atleta americana disputou a prova aos oito meses de gestação e chegou em último lugar.

Este conteúdo enganoso acumulava ao menos 17 mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (8).


Selo falso

A atleta americana, Alysia Montana, mesmo grávida de cinco meses, venceu os 800 metros no campeonato americano. Isso merece ser reconhecido!

Postagens nas redes sociais enganam ao usar uma foto antiga para alegar que, grávida de cinco meses, a atleta Alysia Montaño chegou em primeiro lugar em uma corrida de 800 metros. A imagem foi registrada em junho de 2014, quando a americana disputou a prova no Campeonato de Atletismo dos EUA e ficou na última colocação. Na época, ela estava na 34ª semana de gestação (cerca de oito meses).

Por meio de busca reversa, é possível verificar que a foto usada nas peças de desinformação foi registrada por Rich Pedroncelli, da Associated Press, em Sacramento, na Califórnia, onde o torneio foi realizado.

Montaño era pentacampeã nacional da modalidade quando disputou a prova em 2014. Em entrevista à CBS Los Angeles, ela disse que participou para mostrar que grávidas podem se manter fisicamente ativas e continuar suas carreiras. A atleta deu à luz a Linnéa Dori em agosto daquele ano, pouco menos de dois meses depois da competição.

Em junho de 2017, ela disputou mais uma vez o campeonato americano enquanto estava grávida, dessa vez de cinco meses, e ficou na última colocação. Aster Cruz, segundo filho de Montaño, nasceu em 25 de novembro daquele ano.

Referências:

1. Globo Esporte
2. AP
3. CBS Los Angeles
4. ABC News
5. Team USA
6. Instagram (@alysiamontano)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.