🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Entrega de doações na cidade gaúcha de Lajeado não foi paralisada para aguardar chegada de Lula

Por Milena Mangabeira

11 de setembro de 2023, 14h32

Não é verdade que voluntários de Lajeado, município atingido pelos eventos climáticos recentes no Rio Grande do Sul, tenham sido impedidos de distribuir doações para as pessoas atingidas pelas enchentes até a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a autora da alegação falsa, uma mulher que se apresenta como voluntária, o objetivo seria aguardar o presidente para a produção de fotos e vídeos. Em nota, a Prefeitura de Lajeado negou que a distribuição de doações tenha sido interrompida e que haja previsão de visita do presidente à região.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 51 mil curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (11) e ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook. A peça de desinformação também circula no TikTok e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Gravíssimo: Centro de arrecadação e distribuição de Lageado (sic) (RS) não poderá fazer doações de alimentos para as vítimas das enchentes enquanto Lula não chegar na região para fazer fotos, videos e publicações junto às doações.

Publicação engana ao afirmar que município de Lajeado (RS) teria paralisado entrega de doações para aguardar chegada do presidente Lula (PT) à região

Em vídeo que circula nas redes, uma mulher não identificada mente ao afirmar que o município de Lajeado teria interrompido a distribuição das doações recebidas para ajudar as vítimas da enchente até a volta do presidente Lula ao Brasil. De acordo com a autora, que se identifica como presidente de uma organização de defesa dos animais, um dos centros de acolhimento e distribuição da cidade teria recebido ordens para paralisar os trabalhos até que o presidente voltasse da Cúpula do G20 para produzir “foto, vídeo e publicação em cima das doações”, o que não é verdade.

Em nota ao Aos Fatos, a Prefeitura de Lajeado negou qualquer ordem de paralisação e afirmou que segue recebendo e distribuindo doações para pessoas cadastradas. Ainda de acordo com a administração, não há qualquer previsão de visita do presidente Lula à região. O município também se pronunciou oficialmente sobre o caso nas redes.

Desde o início da semana passada, o Rio Grande do Sul tem sofrido com fortes chuvas, que provocaram enchentes e deslizamentos em diversas regiões. Ao menos 13 municípios tiveram estado de calamidade pública reconhecido pelo governo do estado. No último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, foram contabilizadas 46 mortos e 4.794 desabrigados.

Presidente em exercício desde o fim da semana passada, quando Lula foi à Índia participar da Cúpula do G20, Geraldo Alckmin (PSB) viajou ao Rio Grande do Sul no último domingo (10) acompanhado de oito ministros. Ele prometeu o envio de R$ 741 milhões em recursos para o estado.

Referências:

1. Prefeitura de Lajeado
2. Zero Hora
3. Instagram (Prefeitura de Lajeado)
4. G1 (1, 2, 3, 4, 5)
5. Governo do Rio Grande do Sul

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.