Como é a correlação de forças dos candidatos de Rio e São Paulo nas redes sociais

Compartilhe

A campanha para as eleições municipais de 2020 começou oficialmente no último domingo (27) e, assim, a cobertura do Radar Aos Fatos também se volta para o assunto. Por isso, desde segunda, o nosso monitor de desinformação passou a mostrar monitoramentos específicos para as eleições municipais de Rio e São Paulo, além de mapear desinformação eleitoral de impacto nacional.

No relatório desta semana (inscreva-se aqui para recebê-lo por email todas as semanas), nos dedicamos a entender como se comportam nas redes os candidatos das duas capitais e qual a correlação de forças entre eles em quatro plataformas: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Os dados mostram cenários distintos em cada cidade. Em São Paulo, nomes de partidos com pouca representação na Câmara Municipal da cidade, como Guilherme Boulos (Psol), Arthur do Val (Patriota) e Joice Hasselmann (PSL), têm ampla vantagem nas redes sobre políticos de siglas mais tradicionais, como o prefeito Bruno Covas (PSDB) e Jilmar Tatto (PT). Covas, em particular, usa pouco as principais redes —ele não publica nada em seu Twitter desde outubro de 2019 e em seu Facebook desde abril deste.

Já no Rio, as redes são dominadas por nomes conhecidos de eleições anteriores, como o do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e da ex-governadora Benedita da Silva (PT). Ainda assim, novos nomes da direita e da esquerda, como Luiz Lima (PSL) e Renata Souza (Psol) têm crescido, especialmente no Twitter.


Este conteúdo foi enviado nesta quinta-feira (1º) por meio da newsletter Radar Aos Fatos e estará disponível gratuitamente nesse formato durante o período eleitoral. Para receber os relatórios reservados como degustação, além de dados estruturados desse monitoramento, cadastre-se aqui.

Compartilhe

Leia também

Como ver menos conteúdos sobre política no Instagram

Como ver menos conteúdos sobre política no Instagram

Como não errar ao investigar dados sobre atividade parlamentar

Como não errar ao investigar dados sobre atividade parlamentar

Imigrantes nos Estados Unidos recebem anúncios de falsas vagas de emprego no Instagram

Imigrantes nos Estados Unidos recebem anúncios de falsas vagas de emprego no Instagram