‘Dancinha da picanha’ foi feita por deputado de extrema-direita, não presidente de Portugal

Por Marco Faustino

14 de março de 2024, 14h16

O político português que gravou um vídeo fazendo a “dancinha da picanha” e ironizando o presidente Lula (PT) é o deputado André Ventura, do partido de extrema-direita Chega – e não o presidente de Portugal, como alegam publicações nas redes. O presidente de Portugal é Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2021 e cujo mandato vai até 2026. O vídeo compartilhado nas peças enganosas foi publicado pelo parlamentar português em 2023 e ridiculariza a promessa eleitoral de Lula de que a população brasileira voltaria a comer picanha.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 43 mil curtidas no Instagram e 2.000 visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (14).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Presidente eleito de Portugal tira sarro da petezada fazendo a dacinha da picanha!

Vídeo do deputado André Ventura em que ele faz ‘dancinha da picanha’ é difundido nas redes com legenda enganosa afirmando que ele foi eleito presidente de Portugal

Posts nas redes enganam ao identificar como o presidente de Portugal um político que aparece em vídeo fazendo a “dancinha da picanha” — uma paródia da música “Haja Amor”, de Luiz Caldas, criada com o intuito de ridicularizar Lula e seus apoiadores. O registro, na realidade, foi gravado pelo deputado André Ventura, líder do partido de extrema-direita Chega, em abril de 2023. A última vez que houve uma eleição presidencial no país foi em 2021, quando Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito para cumprir mandato até 2026. O pleito ocorrido no fim de semana elegeu apenas representantes do Legislativo.

Na gravação, Ventura ironiza petistas por uma promessa eleitoral feita por Lula, de que, caso eleito, faria a situação econômica do país melhorar para que a população voltasse a comer picanha. Lula reiterou a promessa depois de ganhar a eleição.

@andre_ventura_oficial Presidente Lula, não se deixe enganar! Não será recebido em festa em Portugal #andreventura #partidochega #chega #lula #lulaladrao #luladrao #brasil #fy #viral ♬ som original - andre_ventura_oficial

Previstas para 2026, as eleições legislativas em Portugal foram antecipadas e realizadas no último domingo (10) após a renúncia do então primeiro-ministro, António Costa, do Partido Socialista, investigado por supostamente favorecer empresas em um esquema de exploração de lítio e hidrogênio verde.

A legenda AD (Aliança Democrática), liderada por Luís Montenegro, venceu as eleições ao conquistar a maioria das cadeiras (79 de 230) no Parlamento português. A vitória da AD, no entanto, não garante que Montenegro ocupe o cargo de primeiro-ministro. No sistema eleitoral português, os eleitores votam nos partidos, que definem previamente os candidatos. As legendas precisam fazer acordos que garantam a indicação do primeiro-ministro.

Em checagem anterior, Aos Fatos desmentiu peças nas redes que enganavam ao também identificar André Ventura como o novo presidente de Portugal e afirmar que ele havia proibido a entrada de Lula no país. A promessa foi feita por Ventura caso o Chega vencesse as eleições.

Leia mais
Nas Redes Foi deputado de extrema-direita, e não presidente de Portugal, quem defendeu proibir entrada de Lula no país

Referências:

1. Estado de Minas
2. Correio Braziliense
3. Metrópoles
4. g1
5. Nexo
6. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.