🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Capa do New York Times que exalta manifestações por Bolsonaro é montagem

Por Marco Faustino

3 de maio de 2021, 18h59

Foi manipulada digitalmente uma capa do jornal The New York Times que circula em posts nas redes sociais com imagens e textos a favor das manifestações bolsonaristas de sábado (1º) (veja aqui). A montagem traz erros em inglês e parece ter sido feita sobre a primeira página de 4 de abril de 2016. Além disso, as edições que saíram neste fim de semana não fazem qualquer referência ao Brasil e o próprio jornal classificou as publicações como falsas.

Posts com o conteúdo enganoso reuniam ao menos 5.700 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (3) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


PARABÉNS BRASIL!!!!!!! SAIU NO The New York Times Dia 1° foi gigante, o mundo viu!!!

Posts nas redes sociais enganam ao compartilhar uma capa adulterada do The New York Times como se o jornal norte-americano tivesse celebrado as manifestações a favor do governo Bolsonaro que ocorreram em diversas capitais brasileiras neste sábado (1°). As primeiras páginas do jornal de domingo (2) e segunda-feira (3) não fazem qualquer menção ao Brasil e as duas fotos que aparecem na montagem são antigas.

Além disso, há erros de grafia na língua inglesa. As frases “Brazil Whants to be free” e “Brazil from Bolsonaro” estão incorretas. O correto seria “Brazil wants to be free” (O Brasil quer ser livre) e “Bolsonaro’s Brazil” (O Brasil de Bolsonaro).

O próprio jornal se pronunciou em sua conta oficial no Twitter classificando as publicações como falsas. "Estamos cientes de que uma versão manipulada da primeira página do New York Times circula na internet com matérias falsas e uma imagem de manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro. O New York Times não publicou essa capa", informa o comunicado.

As imagens utilizadas na montagem também não retratam as manifestações do sábado. A foto de pessoas usando verde e amarelo foi tirada em março de 2016, em Brasília (DF), em ato pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Já a foto de Bolsonaro segurando a bandeira nacional foi tirada na manifestação 15 de março de 2020 contra o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal).

A data que aparece na imagem é ainda de uma edição antiga do jornal, de 4 de abril de 2016. Por meio de elementos presentes no cabeçalho, tais como número da edição, além de uma nota publicada no canto superior direito, e uma frase no canto superior esquerdo, o Aos Fatos conseguiu encontrar a capa original (veja abaixo):


Comparativo. Imagem mostrando as semelhanças entre o cabeçalho falso (acima) e o verdadeiro (abaixo).


Comparativo. Imagem mostrando a capa falsa (à esquerda) e a capa verdadeira (à direita).

A capa da edição de 2016 citava a crise política que o Brasil enfrentava na época, com fotos de Dilma e de protestos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que pediam sua saída.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Este texto foi atualizado no dia 4/5/2021 para incluir o comunicado do New York Times em sua conta oficial no Twitter a respeito da montagem. As mudanças não alteraram o selo atribuído à checagem.

Referências:

1. O Globo
2. NYTimes (Fontes 1, 2 e 3)
3. Wikipédia
4. Metrópoles


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.