Projeto Bolsa Sopão é ideia de senador, não do governo Lula

Compartilhe

Não é verdade que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs um projeto chamado Bolsa Sopão. O vídeo difundido por peças de desinformação relaciona a “picanha” — citada por Lula durante a campanha — a um projeto do senador Alexandre Giordano (MDB-SP) que sugere aproveitar alimentos da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) a fim de oferecer refeições a pessoas em condição de vulnerabilidade. Giordano tenta viabilizar a ideia desde 2021, quando a sugeriu ao então presidente Jair Bolsonaro (PL), do qual era aliado à época, mas ela nunca saiu do papel.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 35 mil visualizações no Kwai e 14 mil visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (2).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Tem um projeto muito grande. Faz o L. Jesus = Água em Vinho. Lula = Picanha em Bolsa Sopão

Posts enganam ao fazer crer que projeto ‘Bolsa Sopão’ partiu do governo Lula; proposta foi feita por um senador em 2021, durante o governo Bolsonaro, e não foi viabilizada até hoje.

É falso que o governo Lula propôs um projeto denominado Bolsa Sopão, como fazem crer publicações nas redes. No vídeo difundido pelas peças de desinformação aparece o senador Alexandre Giordano (MDB-SP), idealizador do projeto social, durante um ato político de apoio à candidatura de Lula em São Paulo, em 5 de outubro de 2022. Na ocasião, Giordano falou sobre a proposta, que já havia sido apresentada em maio de 2021 para o então presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem o senador foi aliado. Até hoje, o projeto não saiu do papel.

A iniciativa teria como objetivo reaproveitar alimentos da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) que perderam os padrões de comercialização, mas que ainda são bons para o consumo humano, e transformá-los em sopas para serem distribuídas nas comunidades mais vulneráveis da capital paulista.

Na prática, os conteúdos enganosos ironizam a ideia da bolsa. Afirmam que, se Jesus transformou água em vinho, Lula transformou picanha em sopão – em referência a uma frase dita pelo petista durante a campanha de 2022. Em entrevista ao Jornal Nacional, da Globo, ele afirmou que “o povo tem que voltar a comer um churrasquinho, a comer uma picanha e tomar uma cervejinha”, ideia que parafraseou e repetiu em outras ocasiões.

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra comerciantes descartando alimentos em SP em 2020, não no Nordeste recentemente

Giordano também apresentou a proposta para a Ceagesp e se reuniu com membros da Apas (Associação Paulista de Supermercados). A sugestão do Bolsa Sopão virou motivo de briga política entre o senador, que era suplente e assumiu o cargo em 2021 – após a morte de Major Olímpio –, e o então diretor-presidente da Ceagesp, um coronel da reserva da Polícia Militar paulista indicado por Bolsonaro.

Em seguida, a proposta foi apresentada a Lula, mas até hoje não foi concretizada. No governo anterior, a Ceagesp estava vinculada ao Ministério da Economia. No atual governo, a companhia passou a integrar a estrutura organizacional do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça