Não é do general Augusto Heleno, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), a voz que aparece em um áudio que circula nas redes sociais comparando juízes do STF (Supremo Tribunal Federal) a bandidos e sugerindo que haverá uma intervenção militar das Forças Armadas. O GSI desmentiu a atribuição da autoria. Diferenças nas vozes, analisadas por Aos Fatos, corroboram que não é o general no áudio.
Publicações que difundem a gravação com a falsa atribuição somavam ao menos 65 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (23).
URGENTE ÁUDIO DE GENERAL HELENO
Publicações nas redes sociais atribuem ao ministro do GSI, Augusto Heleno, o áudio em que um homem diz que juízes do STF agem como bandidos, que o país está caminhando para se tornar uma zona de conflito e que as Forças Armadas farão uma intervenção militar. Em nota, a pasta informou que a voz não é de Heleno.
“Além da má qualidade, a voz do áudio não é do General Heleno, muito pelo contrário, pois não há nenhuma semelhança”, diz um trecho da nota.
Ao comparar a voz do general Heleno com a do áudio difundido nas redes, o Aos Fatos encontrou elementos que indicam diferenças. A voz de Heleno, por exemplo, é mais aguda, articulada, as sílabas das palavras são pronunciadas com mais intensidade, e a letra “s” é mais arrastada.
O homem também diz no áudio que houve fraude no processo eleitoral brasileiro, o que não procede e já foi checado como desinformação por Aos Fatos em diversas ocasiões. Nunca houve registro de adulteração de urnas, conforme explicado em reportagem sobre o funcionamento dos equipamentos.