🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Áudio que compara juízes do STF a bandidos não foi gravado por general Heleno

Por Marco Faustino

23 de dezembro de 2022, 16h44

Não é do general Augusto Heleno, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), a voz que aparece em um áudio que circula nas redes sociais comparando juízes do STF (Supremo Tribunal Federal) a bandidos e sugerindo que haverá uma intervenção militar das Forças Armadas. O GSI desmentiu a atribuição da autoria. Diferenças nas vozes, analisadas por Aos Fatos, corroboram que não é o general no áudio.

Publicações que difundem a gravação com a falsa atribuição somavam ao menos 65 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (23).


Selo falso

URGENTE ÁUDIO DE GENERAL HELENO

Posts compartilham áudio falsamente atribuído ao ministro do GSI, general Augusto Heleno

Publicações nas redes sociais atribuem ao ministro do GSI, Augusto Heleno, o áudio em que um homem diz que juízes do STF agem como bandidos, que o país está caminhando para se tornar uma zona de conflito e que as Forças Armadas farão uma intervenção militar. Em nota, a pasta informou que a voz não é de Heleno.

“Além da má qualidade, a voz do áudio não é do General Heleno, muito pelo contrário, pois não há nenhuma semelhança”, diz um trecho da nota.

Ao comparar a voz do general Heleno com a do áudio difundido nas redes, o Aos Fatos encontrou elementos que indicam diferenças. A voz de Heleno, por exemplo, é mais aguda, articulada, as sílabas das palavras são pronunciadas com mais intensidade, e a letra “s” é mais arrastada.

O homem também diz no áudio que houve fraude no processo eleitoral brasileiro, o que não procede e já foi checado como desinformação por Aos Fatos em diversas ocasiões. Nunca houve registro de adulteração de urnas, conforme explicado em reportagem sobre o funcionamento dos equipamentos.

Referências:

1. YouTube
2. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.