Vídeos mostram protestos antigos no Chile e no México, não na Argentina

Compartilhe

Sete vídeos que circulam nas redes como se tivessem sido gravados neste ano, na Argentina, não são recentes e nem foram registrados no país (veja aqui). O Aos Fatos identificou que as imagens foram gravadas entre 2017 e 2019, no México e no Chile, e mostram incêndios e manifestações populares com violência.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (26) e circulavam também no Telegram e no WhatsApp, nos quais não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Isso a velha imprensa não mostra , a situação que a Argentina está ….. segue vídeos recentes, enviado por argentinos

Uma compilação de oito vídeos circula nas redes com a alegação falsa de que as imagens são recentes e foram gravadas na Argentina. O Aos Fatos localizou a origem de sete das oito filmagens: seis mostram cenas de vandalismo no Chile, em meio à mobilização estudantil contra o aumento das passagens de metrô da capital Santiago, em outubro de 2019, e a sétima registra um protesto no México, em 2017, contra o aumento do preço da gasolina.

  • O vídeo que mostra um prédio em chamas retrata um incêndio na sede de uma companhia elétrica do Chile, em 18 de outubro de 2019. Na época, a empresa alegou que se tratou de um ato intencional causado por manifestantes.
  • Naquela noite, uma estação de metrô em Santiago também foi incendiada, cena que aparece em outra das peças compartilhadas.
  • As imagens de um incêndio em uma composição do metrô foram feitas no dia seguinte (19.out.2019) na comuna de Puente Alto, na região metropolitana de Santiago, e a causa foi atribuída aos protestos daquele período.

Outros três vídeos que aparecem na compilação também foram gravados no dia 19.out.2019:

Os protestos de 2019 — ocorridos durante o governo de Sebastián Piñera, de centro-direita — levaram cerca de 1 milhão de pessoas às ruas.

  • Já o registro que mostra uma caminhonete amarela atropelando policiais foi gravado no México, em janeiro de 2017, durante protestos contra o aumento do preço da gasolina no país, durante o governo de Enrique Peña Nieto, também de centro-direita.

Embora o Aos Fatos não tenha encontrado a origem de um vídeo em que manifestantes depredam um carro branco, não há evidência de que seja recente nem que tenha sido gravado na Argentina.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima